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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelar, Ana Elisa Stacanelli de-
dc.date.accessioned2014-08-01T20:43:16Z-
dc.date.available2005-05-07-
dc.date.available2014-08-01T20:43:16Z-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.date.submitted2010-05-07-
dc.identifier.citationAVELAR, A. E. S. de. Fatores de influência no consumo de alimentos e alimentação fora do lar. 2010. 140 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1984-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectComer forapt_BR
dc.subjectConsumer bahaviorpt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectEat outpt_BR
dc.titleFatores de influência no consumo de alimentos e alimentação fora do larpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationOrganizações, Estratégia e Gestãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee1Sette, Ricardo de Souza-
dc.contributor.referee1Botelho, Delane-
dc.description.resumoA alimentação vem, ao longo da história, se transformando. Cada influência, seja por imposição ou pelo compartilhar de experiência, vem contribuindo para o que temos como hábitos alimentares atualmente. Além das tendências na alimentação mundial, como a tese da individualização, da gastro-anomia e da pasteurização dos gostos e hábitos na sociedade, verifica-se o aumento das alimentações fora do lar, que se deve principalmente pelas alterações no estilo de vida e no ciclo de vida familiar. Com o intuito de identificar os hábitos alimentares de consumidores em Lavras, cidade do estado de Minas Gerais, notadamente no que se refere à alimentação fora do lar, a pesquisa foi realizada em duas etapas distintas. A primeira etapa foi realizada em duas fases de caráter qualitativo, a primeira envolvendo estabelecimentos que comercializam os alimentos prontos e, a segunda, envolvendo os consumidores, subsidiando assim a segunda etapa da pesquisa. Na segunda etapa, de caráter quantitativo, foi realizado um survey, sendo utilizado um questionário estruturado como instrumento de pesquisa, aplicado a 413 consumidores e analisados utilizando técnicas de análise uni e multivariadas, relacionando as variáveis de influência, comparando com pesquisas já realizadas e segmentando o mercado. De maneira geral, foi possível verificar que no Brasil, a desestruturação das refeições parece estar acontecendo mais rápido do que nos países europeus. Por parte dos consumidores é possível destacar a busca da variedade como um diferencial da alimentação fora do lar; conveniência como um elemento importante em grandes partes das ocasiões de consumo; papel da alimentação fora do lar como distinção social em certas ocasiões; maior intensidade de consumo e atitudes mais favoráveis à alimentação fora do lar por parte de pessoas mais jovens, de maior renda e maior escolaridade; e, valorização, na cidade pesquisada, de comidas típicas do estado de Minas Gerais e do Brasil, caracterizando um relativo conservadorismo na alimentação. Apesar da alimentação fora do lar ser uma forte tendência, não representa na maioria das vezes a vontade do consumidor. Sendo assim, o aumento da alimentação fora do lar apresenta-se como um fenômeno mundial, mas com diferenciações de cunho cultural/regional, que imprimem diferentes ritmos de mudança e formas de oferta.pt_BR
dc.description.resumoThrough history feeding is under transformation. Each influence whether by imposition or by sharing experiences, is contributing to our recent food habits. Beyond the worldwide tendencies on feeding such as: the individualization and gastro-anomy thesis, the pasteurization of preferences and habits in society, the rise of eating out is observed, due to the changes on lifecycle and family´s lifestyle. With the purpose to identify the food habits of Lavras´s consumers, city in the state of Minas Gerais, manly concerning eating out. The research was carried out in two distinct phases. The first phase was made on two steps of qualitative character, first one involving stores that trade pre made food and the second one, involving consumers, subsiding the second phase of the research. At the second phase, of the research a quantitative survey was made, using a structured questionnaire applied to 413 consumers. The data were analyzed using univariate and multivariate techniques, relating the influential variables, comparing with concluded researches and segmenting the market. In general way it was possible to verify that in Brazil, the Dee structuring of the meals is occurring faster than the European countries. By consumers of the city it is possible to highlight: the seek of variety as a great distinction of eating out. Convenience was also detected as an important element at the most part of consumption occasion; the role of eating out as social distinction in certain occasions; the great intensity of consumption and favorable attitudes for eating out by the youngest, more educated, and with more income; At last the appreciation of typical foods of Brazilian and Minas Gerais, characterizing a relative conservationism at feeding. Despite of eating out is becoming a strong tendency, it doesn´t´ represents most of the times the consumer´s will. Therefore the rise of eating out presents itself as a worldwide phenomenon but wit cultural and regional distinctions that pose different paces of changes and supply forms.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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