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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoaquim, Nathália de Fátima-
dc.date.accessioned2014-08-04T14:44:11Z-
dc.date.available2011-
dc.date.available2014-08-04T14:44:11Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.date.submitted2011-01-21-
dc.identifier.citationJOAQUIM, N. de F. Desafios da formação docente: estágio docência e a prática de ensino em administração. 2011. 198 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2088-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Organizações, Estratégia e Gestão, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.titleDesafios da formação docente: estágio docência e a prática de ensino em administraçãopt_BR
dc.title.alternativeChallenges of teacher education: Stage Teaching and practice of teaching in administrationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationOrganizações, Estratégia e Gestãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilas Boas, Ana Alice-
dc.contributor.referee1Lima, Manolita Correia-
dc.contributor.referee1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.description.resumoNos últimos anos, dada uma nova política do governo federal, verifica-se um movimento significativo de expansão de vagas nos cursos de graduação das universidades públicas e privadas no Brasil. Porém, embora haja esta nova demanda por professores de nível superior, não se sabe ao certo, como estes profissionais estão sendo capacitados. Neste contexto, é importante elucidar que o objetivo geral deste trabalho foi avaliar as práticas pedagógicas relacionadas ao Estágio Docência utilizadas nos Programas de Pós-Graduação em Administração de duas Instituições de Ensino Superior (IES), situadas no estado de Minas Gerais. No intuito de verificar estas práticas relacionadas ao estágio docência, foram tratados nesta pesquisa temas referentes aos aspectos que motivam a execução do estágio docência; relação dos alunos de pós-graduação stricto sensu com a atividade docente e sua capacitação para atuar no ensino de Administração. Foram identificadas e avaliadas, sob o ponto de vista dos alunos de pós-graduação, as vantagens e desvantagens advindas com a prática e contato direto com as atividades em sala de aula, por meio do estágio docência para o processo de formação de professores universitários. E, também, foram descritas e analisadas, sob a ótica dos alunos de graduação que tiveram aulas com professores estagiários, as contribuições e prejuízos causados em sua formação pelo fato de alunos de pós-graduação assumirem disciplinas na graduação. E, por fim, comparou-se os resultados entre os grupos investigados (graduandos e pós-graduandos), identificando traços comuns e dispares nas duas instituições. Segundo relatos dos pós-graduandos, as disciplinas do programa exigem dos alunos desenvolvimento de habilidades técnicas. Desta forma, como os cursos de pós-graduação stricto sensu são tidos como a principal via de formação de professores universitários, torna-se proeminente a prática do ensino em conformidade e harmonia com a pesquisa, e não um sobrepujando a outra. Neste sentido, muitos afirmaram que o estágio é uma possibilidade de diminuir a distância entre teoria e prática, uma vez que a maior parte deles se sente muito mais direcionado para a pesquisa do que para o ensino. Com isso, foi possível identificar que o estágio docência constitui uma boa ferramenta de ensino para os pós-graduandos. Porém faz-se necessário um acompanhamento mais efetivo por parte dos professores titulares. Além disso, a possibilidade de desenvolver outras vivências complementares à docência parece ser, aos olhos dos pós-graduandos, uma oportunidade interessante.pt_BR
dc.description.resumoIn recent years, given a new federal government policy, there is a significant move to expand enrollment in graduate programs of public and private universities in Brazil. But although this new demand for teachers at tertiary level, no one knows for sure how these professionals are being trained. In this context it is important to clarify that the purpose of this study was to evaluate the pedagogical practices related to the Teaching Internship used in Post-Graduation in Administration of two higher education institutions (HEI), located in the state of Minas Gerais. In order to check these practices related to the teaching stage, were treated in this research themes relating to issues that motivate the implementation of the teaching stage, the relationship of the post-graduate studies with teaching activities and his training to work in management education. Were identified and assessed from the point of view of students graduate, the advantages and disadvantages that come with practice and direct contact with the activities in the classroom through the teaching stage to the process of training of university teachers. And, too, were described and analyzed from the perspective of undergraduate students who had classes with student teachers, contributions and losses caused by the fact that in their training of students taking postgraduate courses at the undergraduate level. Finally, we compared the results between the groups investigated (undergraduate and graduate students) and identify common traits and shoot at two institutions. According to reports of graduate students, the disciplines of the program require students develop technical skills. Thus, as the post-graduate studies are considered the main route of formation of professors, becomes prominent teaching practice in conformity and harmony with the research, not one overpowering the other. In this sense, many said that the internship is an opportunity to bridge the gap between theory and practice, since most of them feel much more oriented toward research than teaching. With this, we observed that the stage is a good teaching tool for teaching graduate students. But it is necessary a more effective monitoring by the professors. Moreover, the possibility of developing other complementary experiences to teaching seems to be in the eyes of graduate students, an interesting opportunity.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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