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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMesquita, Daniel Leite-
dc.date.accessioned2014-08-04T21:18:53Z-
dc.date.available2014-
dc.date.available2014-08-04T21:18:53Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.date.submitted2014-03-21-
dc.identifier.citationMESQUITA, D. L. Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas. 2014. 224 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2166-
dc.descriptionTese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Doutor.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCapacidade organizacionalpt_BR
dc.subjectRedução de poluentept_BR
dc.subjectSetor automobilísticopt_BR
dc.subjectMecanismo institucionalpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectOrganizational capabilitiespt_BR
dc.subjectPollutant reductionpt_BR
dc.subjectInstitutional mechanismspt_BR
dc.subjectAutomotive sectorpt_BR
dc.titleInovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicaspt_BR
dc.typetesept_BR
dc.contributor.advisor-coSugano, Joel Yutaka-
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee1Rovere, Renata Lèbre la-
dc.contributor.referee1Regueira, Krongnon Wailamer de Souza-
dc.description.resumoNesta tese, procurou-se identificar a interação entre as capacidades organizacionais, e aspectos institucionais ao processo inovativo. Para este estudo, o setor automotivo foi objeto de análise dentro de um sistema tecnológico, ou seja, um recorte em que o número de atores redes e instituições relevantes são menores em complexidade o que tornou possível uma análise dinâmica do sistema em oito funções (HEKKERT et al., 2007). Assim, nesta tese foi estudada uma montadora como lócus de inovação, tendo como foco a percepção de onze entrevistados da área de inovação da mesma sobre a geração de tecnologias de redução de poluentes. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo dessas entrevistas. Partindo para as contribuições desta tese, observamos que a geração de capacidades de integração e de desenvolvimento, são capacidades dinâmicas. Na medida em que as duas capacidades pressupõem capacidade da montadora de adaptação ao ambiente: mercado e legislação. As capacidades encontradas também se confirmam como dinâmicas na medida em que pelos relatos observa-se a dependência de trajetória ou path dependance da montadora a partir do histórico da organização e de inovações geradas ao longo do tempo que confirmam a sua trajetória em direção a automóveis mais eficientes e menos poluentes. No que tange à influência de aspectos institucionais relativos ao desenvolvimento e construção dessas capacidades encontradas, optou-se por estudar o Inovar-Auto o programa de inovação tecnológica vigente de 2013 a 2017, porque este visa em essência a estabelecer novas capacidades e capacidades inovadoras no setor automobilístico nacional. Os mecanismos institucionais encontrados nesta tese versam basicamente sobre o papel do Estado na geração de inovações como indutor do processo. Especialmente no caso estudado as inovações mais radicais como automóveis elétricos ou híbridos. Nesse sentido, o Inovar-Auto é visto de forma positiva como um mecanismo institucional que pode promover inovações não apenas na montadora, mas no setor automobilístico como um todo. Por fim, para verificar as conexões entre as capacidades encontradas e os mecanismos institucionais estudados, observamos que existe a mútua interação entre esses dois elementos, especialmente no fato da adequação da montadora as normas do Inovar-Auto e que essa política promove na montadora estudada, busca por incremento principalmente nas suas capacidades de desenvolvimento de tecnologias. Observamos pelos relatos que o Inovar-Auto pressupõe um grau de atualização tecnológica na montadora, mas com o aproveitamento (seizing) de capacidades tecnológicas já existentes.pt_BR
dc.description.resumoThis dissertation sought to identify the interaction between organizational capabilities and institutional aspects in the innovative process. For this study, the automotive sector was object of analysis in a technological system, that is, an approach in which the number of network actors and relevant institutions are minor in complexity, which made possible a dynamic analysis of the system in eight functions (Hekkert et al. 2007). Thus, in this dissertation we studied an automaker as locus of innovation, focusing on the perception of eleven interviewees of the innovation department, concerning the generation of pollutant reducing technologies. We used the content analysis as a research method. The theoretical contribution of this dissertation is the observation that the generation of integration and development capabilities is dynamic. As far as the two capabilities presuppose the capacity of the automaker in adapting to the environment: market and legislation. The capabilities found are also confirmed as dynamic since, by the reports, we observe the path dependency of the automaker from the historic of the organization and innovations generated over time, which confirm its path toward more efficient and less pollutant automobiles. In regard to the influence of institutional aspects relative to the development and construction of the capacities found, we opted for studying the Inovar-Auto program of the current technological innovation from 2013 to 2017, since it aims, in essence, at establishing new and innovative capacities in the Brazilian automotive sector. The institutional mechanisms found in this dissertation basically regard the role of the State in generating innovations as promoter of the process, especially in the case of more radical innovations such as electrical and hybrid vehicles. In this sense, Inovar-Auto is seen in a positive manner as an institutional mechanism which may promote innovations, not only in the automaker, but also in the automobile sector as a whole. Finally, in order to verify the connections between the capabilities and institutional mechanisms, we observed that there are mutual interactions between the two elements, especially regarding the adaptation of the automaker to the Inovar-Auto norms, and that this policy promotes in the search for incremental innovations in the automaker, especially in its capabilities of technological development. We observed that Inovar-Auto presupposes a degree of technological upgrade in the automaker seizing the already existing capabilities.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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