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dc.creatorSilva, Fernanda Tavares-
dc.date.accessioned2014-08-06T18:44:17Z-
dc.date.available2014-08-06T18:44:17Z-
dc.date.issued2014-08-06-
dc.date.submitted2011-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, F. T. Transferência do conhecimento e redes interorganizacionais: um estudo com empresas juniores do Brasil. 2011. 184 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2333-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEmpresas juniorespt_BR
dc.subjectRedes interorganizacionaispt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTransferência de conhecimentospt_BR
dc.subjectJunior enterprisespt_BR
dc.subjectInter-firm networkspt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectKnowledge transferpt_BR
dc.titleTransferência do conhecimento e redes interorganizacionais: um estudo com empresas juniores do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge transfer and inter-firm networks: a study with junior enterprises of Brazilpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationOrganizações, Estratégias e Gestãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Sugano, Joel Yutaka-
dc.contributor.referee1Muylder, Cristiana Fernandes de-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar como ocorre o processo de transferência do conhecimento entre as empresas juniores confederadas à Brasil Júnior e os atributos da formação de um ambiente de rede interorganizacional em tal processo. Nas linhas introdutórias são abordadas o problema de pesquisa, os objetivos e a justificativa em se desenvolver o tema. Em seguida são apresentados os fundamentos teóricos que versam em subseções principais sobre conhecimento, redes interorganizacionais e transferência do conhecimento em redes interorganizacionais, o que permitiu um arcabouço teórico e conceitual para se embasar a busca de dados empíricos. Propôs-se um modelo teórico do processo de transferência do conhecimento interorganizacional inspirado nas ideias de Gilbert e Cordey-Hayes (1996) e de Szulanski (1996) para que se pudesse ir a campo e levantar na prática como ocorre tal processo entre as EJs confederadas à Brasil Júnior. Posterior a isso são abordados os métodos e procedimentos utilizados na pesquisa para se atingir o objetivo proposto, nessa seção faz-se também uma descrição do objeto -empresas juniores - em estudo. Adotou-se nesta dissertação uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto aplicado a uma amostra de 149 empresas juniores, dos quais obteve-se 135 respostas, sendo 134 EJs utilizadas nas análises e 1 EJ utilizada para a validação cruzada. Para análise estatística e representação da estrutura da rede, recorreu-se aos softwares SPSS® e UCINET®, respectivamente. Os dados obtidos foram categoricamente enquadrados em cinco subseções de forma a contemplar os cinco objetivos específicos e em 1 subseção contendo uma síntese teórico-empírica. Partiu-se de uma análise descritiva dos dados que compreendem os componentes do processo de transferência do conhecimento. Em seguida realizou-se uma análise de cluster e discriminante desses componentes. Descreveu-se a existência ou ausência de fatores facilitadores e inibidores ao processo de transferência do conhecimento. Ilustraram-se graficamente as relações sociais entre as EJs para tal processo. Realizou-se uma análise estrutural da rede social formada pelas EJs confederadas à Brasil Júnior e representou-se o processo de transferência do conhecimento com base no modelo aqui proposto. Por fim, são abordadas as conclusões e sugestões para futuras pesquisas. Pode-se concluir que as empresas juniores se relacionam para transferirem conhecimentos e que esse processo ocorre empregando-se ferramentas, mecanismos e estratégias práticos que podem ser, também, utilizados por outras empresas.pt_BR
dc.description.resumoThe objective of this dissertation is to analyze how the process of knowledge transfer occurs among junior enterprises confederate to Brasil Júnior and the attributes of the formation of inter-firm environment in this process. In the introduction the research problem is approached, along with the objectives and the justification for developing the theme. Afterwards are presented the theoretical foundations which are further explored in main subsections about knowledge, inter-firms network and knowledge transfer in inter-firms network, that allows a theoretical and conceptual outline to sustain the empiric search of data. It´s suggested a theoretical model of inter-firm process of knowledge transfer based on the ideas of Gilbert and Cordey-Hayes (1996) and of Szulanski (1996) that was used to determine empirically how this process really happens among JEs confederated to Brasil Júnior. Subsequently the research methods and procedures used to reach the proposed objective are approached, as well as. In that same section it is also made a description of the object - junior enterprises. It is adopted a quantitative research of descriptive character in this dissertation. The data were collected through the application of a mixed questionnaire to a sample of 149 junior enterprises, of which it were obtained 135 answers, being 134 JEs used in the analyses and 1 JE used for the crossed validation. For statistical analysis and representation of the structure of the network, it was used the software SPSS® and UCINET®, respectively. The data obtained were framed categorically in five subsections in order to contemplate the five specific objectives and in 1 subsection containing a theoretical-empiric synthesis, which begins with a descriptive analysis of the data that comprehends the components of the process of knowledge transfer, followed by a cluster analysis and a discriminating analysis of those components. The existence or absence of facilitative and inhibiting factors to the process of knowledge transfer is described, and the social relationships among JEs for such a process is illustrated. It is realized a structural analysis of the social network formed by JEs confederate to Brasil Júnior and the process of knowledge transfer was represented based on the model proposed here. Finally, are presented the conclusions and suggestions for future research. It can be concluded that the junior enterprises relate to each other to transfer knowledge and that the process happens through tools, mechanisms and practical strategies that they can also be used by other companies.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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