Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Maria Lúcia Soares de-
dc.date.accessioned2014-08-11T14:12:51Z-
dc.date.available2014-08-11T14:12:51Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.date.submitted2009-03-27-
dc.identifier.citationCARVALHO, M. L. S. de. Alinhamento estratégico de clubes de futebol ao ambiente de negócios: uma análise dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro. 2009. 77 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2488-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectAmbiente de negóciospt_BR
dc.subjectEstratégias gerenciaispt_BR
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectBusiness environmentpt_BR
dc.subjectManagerial strategiespt_BR
dc.subjectStrategic alignmentpt_BR
dc.titleAlinhamento estratégico de clubes de futebol ao ambiente de negócios: uma análise dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiropt_BR
dc.title.alternativeStrategic alignment of football clubs to the business environment: an analysis from Atletico Mineiro and Cruzeiropt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão de Cadeias Produtivaspt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.description.resumoEmbora o Brasil possua o melhor futebol do mundo e represente um grande negócio para os seus investidores, nota-se que a maioria dos clubes ligados a este esporte precisa avançar em relação a profissionalização de sua gestão. Mediante este cenário, surgiu o interesse da realização deste estudo que, por sua vez, teve como propósito avaliar o alinhamento estratégico dos Clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro ao ambiente de negócios do futebol. Para um primeiro contato com a situação a ser pesquisada, foi realizado um estudo exploratório a fim de descrever o ambiente de negócios do futebol no qual os dois clubes estão inseridos. Na fase seguinte, conduziu-se uma pesquisa descritiva qualitativa junto aos gestores dos clubes analisados, procurando identificar a estrutura, a dinâmica e as estratégias gerenciais utilizadas na administração dos mesmos. Por fim, procurou-se verificar o alinhamento estratégico dos clubes ao seu Ambiente de Negócios. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que o Cruzeiro Esporte Clube, além de apresentar um número maior de variáveis alinhadas ao seu Ambiente de Negócios, tem procurado ajustar os seus recursos e seus processos com as estratégias de atuação no mercado. O Clube Atlético Mineiro, por sua vez, dispõe de um número menor de variáveis alinhadas ao ambiente de negócios decorrentes de instabilidades internas verificadas no período, bem como a falta de títulos significativos nos campeonatos que disputou.pt_BR
dc.description.resumoAlthough Brazil practices the best soccer of the world, and that represents a great business for its investors, a lot of Brazilian football clubs still have to improve their management performance. Based on this scenario, this study aimed to assess the strategic alignment of Atletico Mineiro and Cruzeiro with its business environment. Firstly, an exploratory study was undertaken with the objective to describe the football club´s business environment. To identify the structure, dynamics and managerial strategies, a qualitative descriptive research was conducted with managers from both clubs. Finally, the strategic alignment of these football clubs to its business environment was verified. The results showed that Cruzeiro Esporte Clube has more variables aligned to its business environment. In addition, this football club tries to adjust its resources and processes with its market strategies. In the other hand, the research demonstrated that Atletico Mineiro has a small number of variables aligned to its business environment, mainly because it´s internal instability, as well as the lack of significant trophies during the last seasons.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Alinhamento estratégico de clubes de futebol ao ambiente de negócios.pdf499,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.