Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Lívia Maria Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-12-01T11:58:15Z-
dc.date.available2017-12-01T11:58:15Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.date.submitted2017-10-05-
dc.identifier.citationROSA, L. M. R. O cinema como possibilidade para a formação docente. 2017. 174 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28200-
dc.description.abstractThis work sought to qualitatively reflect and problematize how cinema can mediate teacher formation, seeking to understand the educational work of teachers based on two movies. These reflections are supported by aesthetical considerations, perceiving the possibilities of thinking of educational practice. For this, a bibliographic study on cinema, supported by the thoughts of Walter Benjamin on reflecting over the formative possibilities related to cinema, was conducted to demonstrate an esthetic education mediated by cinema. The participation in the extension project “Cinema with life” allowed the approximation of cinematographic works that presented different esthetics to those perceived from commercial films. In this research, the films were connected to the French “Nouvelle Vague” movement. As methodology, two works of the French cinematographer François Truffaut were analyzed and reflected upon: Small Change (1976) and The four hundred blows (1959). For the analysis, sequences of the films, which were related to teaching, were initially selected to guide the perspective in order to reflect on some of the aspects related to teaching. Subsequently, the following analysis categories were defined: pedagogical conception; authority; how the teacher guides education; and teaching performance, seeking to build critical arguments on the aspects presented in the films. This research allowed a more focused and sensitive perspective of the films, observing a few aspects that are also present in daily life. The approach based on the films allowed the perception and understanding that there is a formative potential in this type of technology, be it for allowing a wider perspective of reality or for awakening sensations, feelings or memories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBenjamin, Walter, 1892-1940pt_BR
dc.subjectTruffaut, François, 1932-1984pt_BR
dc.subjectMotion pictures - Social aspectspt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.titleO cinema como possibilidade para a formação docentept_BR
dc.title.alternativeCinema as a possibility for teacher formationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Takayama, Luiz Roberto-
dc.contributor.referee2Franco, Renato Bueno-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou refletir e problematizar, qualitativamente, como o cinema pode ser um mediador para a formação de professores, buscando compreender o trabalho docente em dois filmes. As reflexões se apoiam em considerações sobre estética, percebendo as possibilidades para pensar a prática docente. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico sobre cinema, apoiando-se no pensamento de Walter Benjamin para refletir sobre as possibilidades formativas relacionadas ao cinema, para que se pudesse vislumbrar uma educação estética tendo o cinema como mediador. Para isso, a participação no Projeto de Extensão “Cinema com vida” possibilitou a aproximação a obras cinematográficas que apresentam estética diferente daquela percebida em filmes comerciais, no caso desta pesquisa, os filmes assistidos estavam ligados ao movimento da “Nouvelle Vague” francesa. Como metodologia, realizou-se a análise e a reflexão de duas obras do cineasta francês François Truffaut: Na idade da inocência (1976) e Os incompreendidos (1959). Para a análise, inicialmente, foram selecionadas sequências dos filmes que estavam relacionadas à docência, e, para nortear o olhar para que se pudessem refletir alguns aspectos relacionados à docência, foram definidas as seguintes categorias para a análise: Concepção Pedagógica; Autoridade; Como o professor dirige o ato educativo e Trabalho Docente, buscando construir argumentos críticos sobre aspectos apresentados pelos filmes. Esta pesquisa permitiu o olhar mais atento e sensível para os filmes, observando alguns aspectos que também se fazem presentes no cotidiano. A aproximação com os filmes permitiu perceber e compreender que existe um potencial formativo nesse tipo de aparato tecnológico, seja por permitir maior percepção da realidade, seja por despertar sensações, sentimentos ou recordações.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3123995647321629pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_O cinema como possibilidade para a formação docente.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.