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dc.creatorDomingo, Elisângela do Carmo-
dc.date.accessioned2014-08-15T17:46:04Z-
dc.date.available2014-08-15T17:46:04Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.date.submitted2011-02-21-
dc.identifier.citationDOMINGO, E. do C. Avaliação da qualidade e da competitividade de iogurtes produzidos no sul de Minas Gerais. 2011. 118 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2840-
dc.description.abstractMilk production has increased in recent years and the state of Minas Gerais owns 27.2% of national production, but most of the dairy products are characterized by micro, small and medium companies, which bring little investment in improving the quality and competitiveness, which mostly shows the poor quality of products and packaging and the lack of adequacy of labels to the laws. The increasing purchasing power and reducing social inequality among Brazilians in recent years have led major companies to announce investments in the sector of yogurt, aiming to increase consumption and sales, and with this increased consumption will provide the promotion of health among Brazilians, but the micro, small and medium companies need to make improvements in product quality, packaging and labels to follow market trends and be competitive against major companies. Given the above this study was to evaluate the quality of yogurt strawberry flavor produced by small and medium dairy in southern of Minas Gerais and its packaging and labeling, and according to the results, to propose solutions to increase competitiveness among the same in the market.-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectIogurte - Qualidadept_BR
dc.subjectPequenos e médios laticíniospt_BR
dc.subjectYogurt - Qualitypt_BR
dc.subjectSmall and medium companiespt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade e da competitividade de iogurtes produzidos no sul de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeAvaluation of quality and competitiveness of yogurt produced in the South of Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCarneiro, João de Deus Souza-
dc.publisher.programDCA - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationCiência dos Alimentospt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Sandra Maria-
dc.contributor.referee1Silva, Paulo Henrique Fonseca da-
dc.contributor.referee1Abreu, Luiz Ronaldo de-
dc.description.resumoO Brasil produziu 29,1 bilhões de litros de leite no ano de 2009 e se destaca por ser o quarto maior produtor mundial de leite, e no país existem em média cinco mil laticínios, sendo que 50 % se localizam no estado de Minas Gerais e 80 % destes correspondem a laticínios de pequeno porte. Alguns laticínios de pequeno porte enfrentam a falta de competitividade no mercado, pois na maioria das vezes seus produtos possuem baixa qualidade sensorial e, além disso, as embalagens dos produtos são pouco atrativas e os rótulos geram certa desconfiança nos consumidores, ao contrário dos grandes laticínios, que por meio do marketing consolidam suas marcas e levam os consumidores a desejarem seus produtos. O aumento do poder aquisitivo e a diminuição da desigualdade social entre os brasileiros nos últimos anos levaram os grandes laticínios a anunciarem investimentos no setor de iogurte, com o objetivo de aumentar o consumo e o volume de vendas, e desta forma o aumento do consumo proporcionará a promoção de saúde entre os brasileiros, e neste sentido os laticínios precisam promover melhorias na qualidade dos produtos, embalagens e rótulos para acompanhar as tendências do mercado e promoverem as vendas. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade de iogurtes sabor morango produzido por empresas líderes e por pequenos e médios laticínios do sul de Minas Gerais e de suas embalagens e rótulos. Desta forma a avaliação da qualidade dos iogurtes e de suas embalagens e rótulos, produzidos por pequenos e médios laticínios do Sul de Minas Gerais permitirá propor melhorias que contribuam para aumentar a competitividade diante das grandes empresas, isso por que a qualidade dos rótulos e iogurtes possibilitou o maior destaque do produto, e com isso haverá a diminuição da desconfiança dos consumidores, o que impulsionará as vendas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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