Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Eloisa Helena de Souza-
dc.creatorMuzy, Paulo de Tarso-
dc.date.accessioned2018-01-29T11:11:59Z-
dc.date.available2018-01-29T11:11:59Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.citationCABRAL, E. H. de S.; MUZY, P. de T. Os valores e o valor da moeda: hipóteses sobre a comensurabilidade e a monetarização do impacto de projetos. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p.339-356, abr./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/8411pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28509-
dc.description.abstractThe article presents the importance of studying and developing actions for Membership The experience of monetizing the impact of projects developed by public interest organizations or by corporate social responsibility programs requires an evaluative methodology that considers outcomes expressed as facts – or immediately quantifiable changes in people’s lives – and outcomes expressed as values – or perceptions of principles and norms, communicated throughout the projects. This article aims to present and discuss the hypothesis needed for the commensurable appropriation of the factual and evaluative aspects, considering the social meanings of money identified in the circuits of exchange of public goods involved. The approach, that has as its theoretical framework the contributions by H. Putnam and A. Sen, resorts to dialogue with the economic sociology to construct measurable indicators of the impact. As a result, monetization explores the impact’s meaning to the organization, in terms of costs and social benefits; for donors, as social responsibility and added value measures; and, for beneficiaries, as a quantification of the changed perception of values and attitudes. As a method for this discussion, we apply these arguments to the assessment of a local social project, conducted in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, showing that fact and values indicators may be constructed to measure monetary aspects of the impact.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Getúlio Vargas: Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceCadernos EBAPE.BRpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social – Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectEconomia – Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectMoeda – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSocial responsibility – Economic aspectspt_BR
dc.subjectEconomics – Sociological aspectspt_BR
dc.subjectMoney – Social aspectspt_BR
dc.titleOs valores e o valor da moeda: hipóteses sobre a comensurabilidade e a monetarização do impacto de projetos sociaispt_BR
dc.title.alternativeValues and the value of money: hypotheses on the commensurability and monetization of the impact of social projectspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA experiência de monetarização de impacto de projetos desenvolvidos por organizações de interesse público ou por programas de responsabilidade social empresarial requer metodologia avaliativa que contemple os resultados expressos como fatos – ou mudanças imediatamente quantificáveis na vida das pessoas – e resultados expressos como valores – ou percepções de princípios e normas, comunicados ao longo dos projetos. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as hipóteses necessárias para a apropriação comensurável dos aspectos valorativos e factuais, considerando os significados sociais da moeda identificados nos circuitos de troca dos bens públicos envolvidos. A abordagem, que tem por referencial teórico as contribuições de H. Putnam e A. Sem. vale-se do diálogo com a sociologia econômica para construir indicadores mensuráveis do impacto. Como resultado, a monetarização explora o significado do impacto para a organização, em termos de custos e benefícios sociais; para os doadores, como medidas da responsabilidade social e valor agregado; e, para os beneficiários, como quantificação da mudança na percepção de valores e de atitudes. Como método para essa discussão, aplicamos esses argumentos à avaliação de um projeto social local, desenvolvido em Belo Horizonte-MG, mostrando que os valores podem ser incorporados como elementos mensuráveis e apropriados para a representação econômica do impacto.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.