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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Rafaela Silva-
dc.creatorReis, Fabio Pinto Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2018-03-23T17:57:43Z-
dc.date.available2018-03-23T17:57:43Z-
dc.identifier.citationARAUJO, R. S.; REIS, F. P. G. dos. Avaliação diagnóstica sobre a ocorrência de bullying em duas escolas estaduais de Lavras, MG: perspectivas para o planejamento em Educação Física escolar. EFDeportes, Buenos Aires, v. 17, n. 167, abr. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.efdeportes.com/efd167/a-ocorrencia-de-bullying-em-escolas.htmpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28889-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEFDeportespt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceEFDeportespt_BR
dc.subjectEscola - Bullyingpt_BR
dc.subjectEducação física - Prevenção ao bullyingpt_BR
dc.subjectSchool - Bullyingpt_BR
dc.subjectPhysical education - Bullying preventionpt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica sobre a ocorrência de bullying em duas escolas estaduais de Lavras, MG: perspectivas para o planejamento em Educação Física escolarpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación diagnóstica sobre la aparición del bullying en dos escuelas estatales de Lavras, MG: perspectivas para la planificación en Educación Física escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA escola é um espaço social de convívio intensificado entre muitas crianças que, dessa maneira, podem estar sujeitas a vários tipos de violência. Dentre essas tipologias mais comuns, uma que está sendo amplamente discutida pela sociedade é o bullying. Esta manifestação caracteriza-se por qualquer agressão gratuita e recorrente, com intuito de intimidar, ridicularizar, inferiorizar, excluir, humilhar o outro individuo sem motivo aparente, mas com intencionalidade de demonstrar poder sobre ele. Com base nessas preocupações, o objetivo deste estudo foi averiguar a ocorrência ou não de bullying em duas escolas estaduais de Lavras - MG, buscando diagnosticar esta realidade escolar para que se fosse planejado e desenvolvido um projeto de intervenção em Educação Física. Participaram do estudo 207 estudantes na faixa etária entre 6 a 18 anos de idade, distribuídos por gênero e ano escolar entre as Séries Iniciais e o Ensino Médio das respectivas instituições escolares. De acordo com os resultados, constatamos que 42% dos alunos já sofreram agressões ou intimidaram seus colegas, de modo que cerca de 88% das meninas relataram nunca terem tido esta atitude. Cabe ressaltar que há prevalência desses casos dentro da sala de aula. Os resultados encontrados corroboram com as conclusões de outras pesquisas diagnósticas que denunciam os meninos como sendo aqueles que mais praticam violência para assegurar seu status social na escola e exibirem seu suposto poder para impressionar as meninas.pt_BR
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