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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Francisco Henrique Santana-
dc.creatorReis, Fabio Pinto Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2018-03-23T18:09:06Z-
dc.date.available2018-03-23T18:09:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. H. S.; REIS, F. P. G. dos. Relações de poder sobre os corpos infantis em uma escola pública de Lavras-MG. Acta Brasileira do Movimento Humano, Canoas, v. 2, n. 2, p. 44-57, abr./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2899pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28891-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasilpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceActa Brasileira do Movimento Humanopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriança e movimentopt_BR
dc.subjectEscola - Relações de poderpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectChild and movementpt_BR
dc.subjectSchool - Power relationspt_BR
dc.titleRelações de poder sobre os corpos infantis em uma escola pública de Lavras-MGpt_BR
dc.title.alternativePower relations on the children's bodies in a public school of Lavras-MGpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as relações de poder subjetivadas nos corpos infantis e presentes no cotidiano de uma escola pública de Lavras – MG, a partir de um olhar sistematizado sobre a realidade visando desvelar as formas pelas quais os comportamentos sociais são transmitidos e apropriados, bem como as justificativas que os sustentam. Ao considerarmos que a escola tem a função social de preparar os indivíduos para a vida em sociedade, se encarregando de transmitir além de conhecimentos; valores, crenças e normas, entendidas como componentes da cultura, é importante verificar qual o lugar e os significados que esse corpo ocupa neste ambiente educacional. Para tanto, utilizamos o método etnográfico que se volta para o estudo da cultura e o adaptamos para podermos descrever a rotina escolar e observar o tratamento dado aos corpos infantis nos “rituais”. Após a coleta em situações de sala de aula, lanche e recreação, optamos por utilizar um referencial foucaultiano para interpretação dos dados, criando algumas categorias de análise, tais como: controle dos corpos, governamentalidade, gênero e sexualidade, resistência, intimidação, entre outras. As principais evidências indicaram a ineficiência dos mecanismos de disciplinarização desempenhados na escola para educar os corpos infantis, tendo em vista os frequentes desvios das crianças às normas e as incoerências que as sustentam, gerando conflitos diários. Além de reproduzir a incompreensão sobre a educação do corpo infantil no contexto escolar, o estudo indica ainda a necessidade de pensarmos formas de governo centradas nas características atuais das crianças que se quer formar, para isso torna-se imprescindível à capacitação de professores e funcionários.pt_BR
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