Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28891
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Francisco Henrique Santana | - |
dc.creator | Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T18:09:06Z | - |
dc.date.available | 2018-03-23T18:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, F. H. S.; REIS, F. P. G. dos. Relações de poder sobre os corpos infantis em uma escola pública de Lavras-MG. Acta Brasileira do Movimento Humano, Canoas, v. 2, n. 2, p. 44-57, abr./jun. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2899 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28891 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Luterana do Brasil | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Acta Brasileira do Movimento Humano | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança e movimento | pt_BR |
dc.subject | Escola - Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Child and movement | pt_BR |
dc.subject | School - Power relations | pt_BR |
dc.title | Relações de poder sobre os corpos infantis em uma escola pública de Lavras-MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Power relations on the children's bodies in a public school of Lavras-MG | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar as relações de poder subjetivadas nos corpos infantis e presentes no cotidiano de uma escola pública de Lavras – MG, a partir de um olhar sistematizado sobre a realidade visando desvelar as formas pelas quais os comportamentos sociais são transmitidos e apropriados, bem como as justificativas que os sustentam. Ao considerarmos que a escola tem a função social de preparar os indivíduos para a vida em sociedade, se encarregando de transmitir além de conhecimentos; valores, crenças e normas, entendidas como componentes da cultura, é importante verificar qual o lugar e os significados que esse corpo ocupa neste ambiente educacional. Para tanto, utilizamos o método etnográfico que se volta para o estudo da cultura e o adaptamos para podermos descrever a rotina escolar e observar o tratamento dado aos corpos infantis nos “rituais”. Após a coleta em situações de sala de aula, lanche e recreação, optamos por utilizar um referencial foucaultiano para interpretação dos dados, criando algumas categorias de análise, tais como: controle dos corpos, governamentalidade, gênero e sexualidade, resistência, intimidação, entre outras. As principais evidências indicaram a ineficiência dos mecanismos de disciplinarização desempenhados na escola para educar os corpos infantis, tendo em vista os frequentes desvios das crianças às normas e as incoerências que as sustentam, gerando conflitos diários. Além de reproduzir a incompreensão sobre a educação do corpo infantil no contexto escolar, o estudo indica ainda a necessidade de pensarmos formas de governo centradas nas características atuais das crianças que se quer formar, para isso torna-se imprescindível à capacitação de professores e funcionários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEF - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.