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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerpétuo, Lays Nogueira-
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2018-03-23T18:52:24Z-
dc.date.available2018-03-23T18:52:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPERPÉTUO, L. N.; REIS, F. P. G. Experiências formativas no programa institucional de bolsa de iniciação à docência: PIBID/Educação Física na UFLA. Acta Brasileira do Movimento Humano, Canoas, v. 4, n. 4, p. 1-21, jul./set. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2943pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28899-
dc.description.abstractInitial education is a key period to build and determinate the identity and teaching practice. Knowing the demands from educational research for teachers, it seemed to be interesting, from the point of view of the students concerning, to analyze the consequences of the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) about their training. This study aimed to analyze the formative experiences of students participating in physical education PIBID considering the theory and practice regarding the daily school within the curriculum of the course and the actions taken to bring the academic background to the school routine. Therefore, a qualitative descriptive study was conducted and data were obtained through a semi structured interview. The results showed that the PIBID is an important space for teacher education, because of the presence of varied formative experiences that PIBID / EF - UFLA has provided to undergraduate students entered into the program. However, it was pointed out by the respondents that there is a need to create more time to share experiences and to discuss the questions arising from that conduct interventions in schools. It was possible to identify what are the potentials and limits expressed in the actions that are performed to relate the school context with training in physical education and still, that the undergraduates realize that there is a lack of connection between theory and practice related to school daily in the disciplines that are part of the curriculum.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasilpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceActa Brasileira do Movimento Humanopt_BR
dc.subjectEducação física - Formação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores - Formação inicialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPhysical education - Teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeachers - Initial trainingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleExperiências formativas no programa institucional de bolsa de iniciação à docência: PIBID/Educação Física na UFLApt_BR
dc.title.alternativeExperiments on formation of institutional scholarship program started to teaching: PIBID / Physical Education UFLApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA formação inicial é um período determinante para construção da identidade e prática docente. Conhecendo as demandas provenientes de pesquisas educacionais voltadas para professores, mostrou-se interessante uma análise do ponto de vista dos discentes acerca dos reflexos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobre sua formação. Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências formativas dos discentes de educação física que participam do PIBID, considerando a relação teoria e prática, o cotidiano escolar dentro da matriz curricular do curso e as ações desenvolvidas para aproximar a formação acadêmica do cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa e os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o PIBID é um importante espaço para formação docente. Constatou-se a presença de variadas experiências formativas que o PIBID/EF-UFLA tem propiciado aos graduandos inseridos no programa. No entanto, foi apontado pelos entrevistados que há a necessidade de criação de mais momentos para discutir as indagações provenientes das intervenções que realizam nas escolas e também para compartilhamento das experiências. Foi possível a identificação de quais são as potencialidades e limites expressas nas ações que são executadas para relacionar o contexto escolar com a formação em Educação Física e ainda constatar que os graduandos percebem que há falta de vinculação entre teoria e prática relacionadas ao cotidiano escolar nas disciplinas que compõem a matriz curricular.pt_BR
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