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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Adílio Renê Almeida-
dc.creatorCappelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.creatorMafra, Flávia Luciana Naves-
dc.creatorMoreira, Lílian Barros-
dc.date.accessioned2018-04-04T11:30:14Z-
dc.date.available2018-04-04T11:30:14Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationMIRANDA, A. R. A. et al. Trabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade pública. Avaliação, Sorocaba, v. 20, n. 2, p. 353-375, jul. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28981-
dc.description.abstractThe objective of this study was to understand how socialization, especially the organizational socialization, affects the identity dynamics of female professors who took/take management positions in a public university. For this purpose, we used a qualitative approach, with the method of life story, in which seven manager-professors were interviewed. The study showed that the experiences and memories rescued from childhood, as well as socialization processes, contribute to the understanding of their identity dynamics. We also found that some acquired traits and learned behaviors in the family still remain in some of them. For others, the achievements through life and, especially, the recent ones in the professional sphere, make a sense of overcoming the past experiences and identities linked to them.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRede de Avaliação Institucional da Educação Superior; Universidade de Sorocaba; Universidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessoras gerentes – Socializaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectManager professor – Socializationpt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.titleTrabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade públicapt_BR
dc.title.alternativeWork, socialization and identity: a study with manager professors at a public universitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi o de compreender como a socialização, principalmente, a organizacional, atua na dinâmica identitária de professoras que assumiram/assumem cargos gerenciais em uma universidade pública. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida, na qual foram entrevistadas sete professoras gerentes. Percebeu-se que as experiências e as memórias resgatadas desde a infância, assim como os processos de socialização, contribuem para a compreensão da dinâmica identitária delas. Verificou-se que alguns traços adquiridos e comportamentos aprendidos no espaço familiar ainda perduram no cotidiano de algumas. Para outras, as conquistas ao longo da vida e, principalmente, as atuais na esfera profissional, ganham sentido de superação de vivências do passado e de identidades ligadas a elas.pt_BR
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