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dc.creatorValadares, Gustavo Clemente-
dc.date.accessioned2018-05-02T19:17:33Z-
dc.date.available2018-05-02T19:17:33Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.date.submitted2018-02-27-
dc.identifier.citationVALADARES, G. C. Capital social nas relações interorganizacionais entre supermercadistas e fornecedores. 2018. 100 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29130-
dc.description.abstractConsidered one of the largest and most important sectors of the Brazilian and world economy, retail is present in almost all daily activities. The globalized market demands more and more the preparation of the retail companies so that they can bring to the end consumer products and services of quality with competitive prices. Scientific research on retailing involves the study of the relationship in the supply channel, especially regarding the relationship between buyers and suppliers. The objective of this research was to describe the context of the interorganizational relations existing between supermarkets and their suppliers, trying to identify the presence and influence of social capital in these relationships. The study has an exploratory and descriptive character, composed by a bibliographical and documentary analysis, showing a case study. The case study was carried out in a network of supermarkets in Minas Gerais, where 7 retailers and 12 suppliers were interviewed. The data were analyzed using the content analysis technique, through the mixed categorization grid. By the obtained results, it was possible to characterize the relationships between retailers and suppliers, forms of communication, types of contracts, negotiation conditions, power and dependency relations and existing conflicts, as well as to demonstrate the presence of social capital in relations, their positive and negative effects, level of information sharing and trust, and mutuality of expectations among stakeholders. The interviewees were grouped by the degree of presence of social capital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectRelações interorganizacionaispt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectMercado varejistapt_BR
dc.subjectInter-organizational relationspt_BR
dc.subjectSocial capitalpt_BR
dc.subjectRetail marketpt_BR
dc.titleCapital social nas relações interorganizacionais entre supermercadistas e fornecedorespt_BR
dc.title.alternativeSocial capital in inter-organizational relations between supermarkets and supplierspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor-co1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee2Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee3Botelho, Delane-
dc.description.resumoConsiderado um dos maiores e mais importantes setores da economia brasileira e mundial, o varejo está presente em praticamente todas as atividades cotidianas. O mercado globalizado exige cada vez mais a preparação das empresas varejistas para que estas possam trazer ao consumidor final produtos e serviços de qualidade com preço competitivo. A pesquisa científica acerca do varejo envolve o estudo do relacionamento no canal de suprimentos, de maneira especial as relações entre compradores e fornecedores. Esta pesquisa teve como objetivo descrever o contexto das relações interorganizacionais existentes entre os supermercadistas e seus fornecedores, procurando identificar a presença e a influência do Capital Social nessas relações. O estudo tem caráter exploratório e descritivo, composto por uma análise bibliográfica e documental, além da realização de um estudo de caso. O estudo de caso foi realizado em uma rede de supermercados de minas Gerais, sendo entrevistados 7 varejistas e 12 fornecedores. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, por meio da grade de categorização mista. Por meio dos resultados obtidos, foi possível caracterizar as relações entre varejistas e fornecedores, formas de comunicação, tipos de contratos, condições de negociação, relações de poder e dependência e os conflitos existentes, bem como demonstrar a presença do capital social nas relações, seus efeitos positivos e negativos, nível de compartilhamento de informações e confiança e ainda a mutualidade de expectativas entre os atores. Os entrevistados foram agrupados pelo grau de presença do capital social.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607579742292691pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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