Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Nicole de Santana-
dc.date.accessioned2018-06-25T18:21:46Z-
dc.date.available2018-06-25T18:21:46Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.date.submitted2018-05-18-
dc.identifier.citationGOMES, N. de S. O LongForm como alternativa ao microconteúdo na produção de materiais didáticos para m-learning. 2018. 138 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29508-
dc.description.abstractThe research proposes the comparative critical analysis of production models of materials used for didactic purposes in Distance Education (EaD) mediated by mobile technologies when confronting the formats Microcontevida and LongForm. Microcontent is the most commonly found in the EaD online, being composed by small and fragmented information units; while LongForm presents itself as an emerging trend of content production, built through in-depth and extensive information, constituting an alternative model to what prevails today. The methodological strategy is to compare the two formats from the perception of students of Higher Education on the experience of using representative examples of these materials. The relevance of the research lies in the search for alternatives for the production of didactic material that do not simplify the contents and do not harm the educational process, in view of the progress of EaD in Brazil and in the world, and the tendency of the use of mobile communication devices in the education. The research is based on the application of activity that involved study through materials elaborated in the two formats and evaluation formulated according to the characteristics of these formats, as well as the analysis of the data referring to the preferences of participants' use. Participated in 67 undergraduate courses offered at a university in the interior of Minas Gerais. As a result, it was found that the Microconteudo was efficient in the process of learning construction, since the students navigated, on a regular basis, the informational micro-units offered; it was possible to perceive that this model constitutes, therefore, an ideal format for smaller materials, in both size and content density. It was concluded that LongForm is a format that can extend its borders to be used not only in journalism, but also in distance education, as it has proved to be suitable for addressing complex, dense content that uses multimedia elements to elucidate information, constituting an appropriate support for the studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMobile devicespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.subjectInstructional designpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titleO LongForm como alternativa ao microconteúdo na produção de materiais didáticos para m-learningpt_BR
dc.title.alternativeLongForm as an alternative to the microcontent in the production of learning materials for m-learningpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Alessandra-
dc.contributor.referee2Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee3Martins, Ronei Ximenes-
dc.description.resumoA pesquisa propõe a análise crítica comparativa de modelos de produção de materiais utilizados para fins didáticos na Educação a Distância (EaD) mediada por tecnologias móveis ao confrontar os formatos Microconteúdo e LongForm. O Microconteúdo é o mais comumente encontrado naEaD online, sendo composto por pequenas e fragmentadas unidades de informação; enquanto o LongForm apresenta-se como uma tendência emergente de produção de conteúdo, construída por meio de informações aprofundadas e extensas, constituindo-se em um modelo alternativo ao que predomina atualmente. A estratégia metodológica é a de comparar os dois formatos a partir da percepção de estudantes do Ensino Superior sobre a experiência de uso de exemplos representativos desses materiais. A relevância da pesquisa reside na busca por alternativas de produção de material didático que não simplifiquem os conteúdos e não gerem prejuízo ao processo educativo, tendo em vista o avanço da EaD no Brasil e no mundo e a tendência do uso dos dispositivos móveis de comunicação na educação. A pesquisa se dá a partir da aplicação de atividade que envolveu estudo por meio de materiais elaborados nos dois formatos e avaliação formulada conforme as características desses formatos, bem como da análise dos dados referentes às preferências de uso dos participantes. Participaram67 alunos de cursos superiores ofertados a distância em uma universidade do interior de Minas Gerais. Como resultado constatou-se que o Microconteúdo mostrou-se eficiente no processo de construção da aprendizagem, visto que os alunos navegaram, com regularidade, pelas microunidades informacionais oferecidas; foi possível perceber que esse modelo constitui-se, portanto, um formato ideal para materiais menores, tanto em tamanho, quanto em densidade de conteúdo. E concluiu-se que o LongForm é um formato que pode ampliar suas fronteiras para ser utilizado não somente no jornalismo, mas também na educação a distância, pois demonstrou ser adequado para abordar conteúdos complexos, densos e que utilizam elementos multimídia para elucidar as informações, constituindo-se em um suporte apropriado para os estudos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539338104704631pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.