Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gariglio, José Ângelo | - |
dc.creator | Almeida Junior, Admir Soares | - |
dc.creator | Oliveira, Cláudio Márcio | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-06T15:23:09Z | - |
dc.date.available | 2018-07-06T15:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.citation | GARIGLIO, J. A.; ALMEIDA JUNIOR, A. S.; OLIVEIRA, C. M. O “novo” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 53-70, set. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29566 | - |
dc.description.abstract | The present work presents reflections about the mobilizing issue of this journal, namely: “how is it possible to find or construct foundations to justify Physical Education in the [high school] curriculum today?”. In order to do so, we present a discussion about the main aspects of “New” High School, emphasizing the conceptions of knowledge, curriculum, youth and the rupture of the articulation between the dimensions of human formation (Science, Culture, Work and Technology) as they are treat in previous Legislation. Then, we return to the debate about the legitimacy of Physical Education in school, taking as reference, among other productions, the National Curricular Guidelines of Secondary Education published in 2006. Finally, we intend to present coping strategies of the current context, as well as reflect on the possibility of constructing other forms of legitimation of the presence and permanence of Physical Education in High School. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.source | Motrivivência | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Currículo | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Legitimidade pedagógica | pt_BR |
dc.subject | High school - Physical education | pt_BR |
dc.subject | High school - Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Educational politicies | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical legitimacy | pt_BR |
dc.title | O “novo” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | The “New” High School: implications to the process of legitimizing physical education | pt_BR |
dc.title.alternative | La “nueva” Escuela Secundaria: implicaciones para el proceso de legitimación de la educación física | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta reflexões acerca da questão mobilizadora desse periódico, qual seja: “como é possível encontrar ou construir fundamentos para justificar a Educação Física no currículo escolar [do ensino médio] hoje?”. Para tanto, apresentamos uma discussão sobre os principais aspectos do “Novo” Ensino Médio, dando ênfase às concepções de conhecimento, de currículo, de juventudes e à ruptura da articulação entre as dimensões de formação humana (Ciência, Cultura, Trabalho e Tecnologia) previstos na legislação anterior. Em seguida, retomamos o debate acerca da legitimidade da Educação Física na escola, tomando como referência, entre outras produções, as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio escritas em 2006. Por fim, pretendemos apresentar estratégias de enfrentamento do atual contexto, bem como refletir sobre a possibilidade de construirmos outras formas de legitimação da presença e permanência da Educação Física no Ensino Médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEF - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O “novo” Ensino Médio - implicações ao processo de legitimação da Educação Física.pdf | 309,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons