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dc.creatorDias, Cledinaldo Aparecido-
dc.date.accessioned2018-07-31T17:06:05Z-
dc.date.available2018-07-31T17:06:05Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.date.submitted2003-02-26-
dc.identifier.citationDIAS, C. A. Logística e comercialização de cafés especiais no Estado do Espírito Santo. 2003. 172 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29836-
dc.descriptionEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThis work has as objective identifies as the segments ofthe chain ofthe coffee of Espírito Santo State they have been developing the commercialization systems and logistics of the Arabic special coffees produced, identifying the difficulties points, the potentialities and the possibilities ofimprovement ofthe systems, as alternative of increasing the competitiveness of the State in the international and domestic markets. It was used as research method the case study and the documental research. The selection ofthe segments based on the diagram of the system agroindustrial of the coffee from Brazil proposed by Farina and Zylberzstajn (1998), where they were selected fourteen actors that act in the productive chain ofcoffee in Espírito Santo State. In each interface the agents were submitted to interviews being used of semi-structured questionnaires, elaborated in agreement with each actors segment. The results obtained identified as main limited factors the little volume ofspecial coffees produced in the State; the structural conditions oftransport, mainly in the local highways of the State; the deficient net of cooperatives and associations of producers and the reduced number ofcommercialization channels. Among the factors noticed as favorable stands out the geographical location ofthe State that is favored by the short existent distances between the production points and export; the port structure that it is recognized as one ofthe best ofthe Country; the tradition and the exporters' experience in the commercialization services and logistics, as well as the potential of installations that they present great stockpiling conditions and improvement. Still identifies the agents' integration that they participate in the chain; the marketing ofthe coffee capixaba developed the last years and the great potential ofthe consuming market. To the mode of conclusions, it can come that in spite ofthe little significance ofEspírito Santo State in the total production ofspecial coffees ofBrazil, the State presents potential conditions for the participation in this market niche. The treatment of the limitations and the use of the potentialities logistics and of commercialization they show that the incentive and the agents' integrated participation in the production of coffees of improved quality have been corroborating for the introduction ofthe State in more competitive markets of Brazil and ofthe world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCafé - Logística - Espirito Santo (Estado)pt_BR
dc.subjectCafé - Comercialização - Espirito Santo (Estado)pt_BR
dc.titleLogística e comercialização de cafés especiais no Estado do Espírito Santopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Edgard-
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Alberto Spaggiari-
dc.contributor.referee2Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo identificar como os segmentos da cadeia do café do Estado do Espírito Santo têm desenvolvido os sistemas de comercialização e logística dos cafés especiais arábica produzidos, identificando os pontos de estrangulamento, as potencialidades e as possibilidades de melhoria dos sistemas, como alternativa de aumentar a competitividade do Estado nos mercados internacionais e doméstico. Utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso e a pesquisa documental. A seleção dos segmentos baseou-se no diagrama do sistema agroindustrial do café do Brasil proposto por Farina e Zylberzstajn (1998), onde foram selecionados quatorze atores que atuam na cadeia produtiva de café no Estado do Espírito Santo. Em cada interface os agentes foram submetidos a entrevistas utilizando-se de questionários semiestruturados, elaborados de acordo com o segmento de cada ator. Os resultados obtidos identificaram como principais fatores limitantes o pequeno volume de cafés especiais produzidos no Estado; as condições infra-estruturais de transporte, principalmente nas estradas vicinais do Estado; a deficiente rede de cooperativas e associações de produtores e o reduzido número de canais de comercialização. Entre os fatores percebidos como favoráveis destacam-se a localização geográfica do Estado que é favorecida pelas curtas distâncias existentes entre os pontos de produção e exportação; a estrutura portuária que é reconhecida como uma das melhores do País; a tradição e experiência dos exportadores nos serviços de comercialização e logística, bem como opotencial de suas instalações que apresentam ótimas condições de estocagem e rebeneficiamento. Identificou-se ainda a integração dos agentes que participam da cadeia; o marketing do café capixaba desenvolvido nos últimos anos e o grande potencial do mercado consumidor. À guisa de conclusões, pode-se apresentar que apesar da pouca significância do Estado do Espírito Santo na produção total de cafés especiais do Brasil, o Estado apresenta condições potenciais para a participação neste nicho de mercado. O tratamento das limitações e o aproveitamento das potencialidades logísticas e de comercialização mostram que o incentivo ea participação integrada dos agentes na produção de cafés de qualidade melhorada tem corroborado para aintrodução do Estado em mercados mais competitivos do Brasil e do mundo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração ruralpt_BR
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