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dc.creatorCarvalho, Daniele-
dc.date.accessioned2018-08-01T17:19:25Z-
dc.date.available2018-08-01T17:19:25Z-
dc.date.issued2018-08-01-
dc.date.submitted2004-03-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, D. Percepção dos agentes da cadeia láctea em relação à qualidade do leite. 2004. 160 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29847-
dc.descriptionEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the perception of milk quaüty by agents ofthe dairy chain. Specifically, the aims were to characterize the behavior of these agents, to verify if there are discrepancies between what establishes legislation for the production and obtention of quality milk and the actions employed by agents of the production chain, to identify the attributes which these agents consider relevant for the milkto be a quaüty product, and to determine which attributes, in the consumers' perspective, most differ from the perception of the agents, evaluating the quality dimensions into which they fit best. Agents located in the South/ Southeast ofMinas, Countryside ofVertentes and West of Minas were investigated, comprising four segments of the production chain: primary production, the processing industry, the market and consumption. Data were obtained through semi-structured interviews, the appücation of a mixed questionnaire, and focus groups. The results ofthis study demonstrated that the interviewees in the primary production, commerce and consumption segments are little informed about the steps involved in the production, commerciaüzation and consumption of quaüty milk. Agents of the industrial processing segment are better informed although, for them, milk quality is desirable as long as it is connected to market promotion and greater financial returns. Agents ofthe dairy chain possess highly variable perceptions, emphasize financial retums and have a vision of independence and individualism among the segments ofthe chain, which causes difficulties for the estabüshment of poücies. This study elucidated the links which exist between the actions of these agents and the normative standards, and exposed aspects which should be better considered in order to achieve improvement in milk quality which, as a consequence, will contribute to an increase in the competitiveness ofthe dairy sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectLeite - Produçãopt_BR
dc.subjectLeite - Qualidadept_BR
dc.subjectNormas técnicaspt_BR
dc.titlePercepção dos agentes da cadeia láctea em relação à qualidade do leitept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Alencar, Edgard-
dc.contributor.referee2Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção de quaüdade do leite pelos agentes da cadeia láctea. Especificamente, buscou-se caracterizar o comportamento desses agentes, verificar se existem discrepâncias entre o que estabelece a legislação para a produção e a obtenção de um leite de qualidade e as ações empregadas pelos agentes da cadeia produtiva, identificar os atributos considerados relevantes para que o leite seja um produto de qualidade e verificar quais os atributos, na percepção dos consumidores, mais destoam da percepção dos demais agentes, avaliando em quais dimensões da qualidade se enquadram. Investigaram-se agentes situados nas regiões Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Oeste de Minas, componentes de quatro segmentos da cadeia produtiva, a saber: produção primária, indústria processadora, mercado e consumo. Para a coleta de dados procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário misto e questionário estruturado e reuniões de grupos de foco. Os resultados encontrados neste estudo demonstraram que os entrevistados dos segmentos da produção primária, do comércio e do consumo possuem pouca informação quanto às etapas concernentes à produção, comercialização e consumo de leite com qualidade. Os agentes do segmento da indústria processadora estão mais bem informados, porém, para eles, a quaüdade do leite é desejável desde que esteja ügada à promoção mercadológica e a maiores retornos financeiros. Os agentes da cadeia láctea possuem percepções bastante variadas, primam pelo retorno financeiro e possuem uma visão de independência e de individualismo entre os elos da cadeia, o que acaba por dificultar o estabelecimento de políticas de melhoria. Este trabalho possibilitou visualizar os gargalos existentes entre as ações de tais agentes e os padrões normativos e expôs os aspectos que devem ser melhor trabalhados para o alcance da melhoria da qualidade do leite, o que, conseqüentemente, contribuirá para o aumento da competitividade do setor lácteo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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