Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Morais, Gleison Elias Morais | - |
dc.creator | Frade, Elaine Graças | - |
dc.creator | Cruz, Sayonara Ribeiro Marcelino | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T16:54:45Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T16:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, G. E. A.; FRADE, E. G.; CRUZ, S. R. M. O uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no PIBID interdisciplinar da UFLA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2., 2016, São João del Rei. Anais... São João del Rei: UNIREDE, 2016. p. 2088-2107. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29920 | - |
dc.description.abstract | Information and communication technologies (ICT) have assumed important roles both in everyday life and in the educational process of students and professionals in the process of continuing education. Thinking about the difficulties that some educators faced with the inclusion of ICT in the school space and the possibilities of expansion of training of undergraduates, the PIBID Interdisciplinary project that is part of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). In this article we intend to report the experiments experienced in 2014 and 2015, the PIBID Interdisciplinary the use of VLE, aiming at the development of a collaborative building space for guidance, communications, discussions, and provision of content. The elements and features of the AVA confirm the importance of digital literacy as a strategy in support of educational activities aimed at continuing education of students and supervisors of PIBID Interdisciplinary. Because it is an experimental space in a constant reconstruction is still in consolidation phase requiring investments in aspects such as motivation, discipline, self learning, essential features for which the VLES to contribute effectively to the building of knowledge. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | O uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no PIBID interdisciplinar da UFLA | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.description.resumo | As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm assumido importantes papéis tanto no cotidiano quanto no processo educativo dos estudantes e dos profissionais em processo de formação continuada. Pensando nas dificuldades que alguns educadores enfrentam com a inserção das TIC no espaço escolar e nas possibilidades de ampliação de formação dos licenciandos, surgiu o PIBID Interdisciplinar, projeto que se insere no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste artigo pretende-se relatar as experiências vivenciadas nos anos de 2014 e 2015, no PIBID Interdisciplinar no uso do AVA, visando o desenvolvimento de um espaço de construção colaborativa para orientações, comunicações, discussões e disponibilização de conteúdos. Os elementos e recursos do AVA confirmam a importância do letramento digital como estratégia de apoio em atividades pedagógicas destinadas a formação continuada dos estudantes e supervisoras do PIBID Interdisciplinar. Por se tratar de um espaço de experimentação em constante reconstrução encontra-se ainda em fase de consolidação exigindo investimentos em aspectos como motivação, disciplina, auto aprendizagem, características imprescindíveis para que os AVAs contribuam eficazmente para a construção de conhecimentos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO_O uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no PIBID interdisciplinar da UFLA.pdf | 223,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.