Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eduardo Cesar-
dc.creatorAzevedo, Angélica da Silva-
dc.creatorCastro Junior, Luiz Gonzaga-
dc.date.accessioned2018-08-20T17:15:19Z-
dc.date.available2018-08-20T17:15:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, E. C.; AZEVEDO, A. da S.; CASTRO JÚNIOR, L. G. Medidas sustentáveis no mercado de café em dose única. E-xacta, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 57-71, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://revistas2.unibh.br/index.php/dcet/article/view/2117pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30111-
dc.description.abstractCoffee is one of the most consumed beverages in the world. Since the 19th century, technological innovations have boosted coffee consumption. The single cup coffee machines are one of these innovations. However, this technology causes damage to the environment due to the materials used in the coffee pods manufacture, an issue that worries activists, politicians and consumers. Given this scenario, the present article analyzes the sustainable innovations that the coffee industry has developed to deal with the problem. For this, the strategies of seven brands of single cup coffee were analyzed qualitatively. The results showed that leading companies in the sector opted for recycling strategies for used coffee pods. On the other hand, only two brands have comprehensive recycling strategies. The main weaknesses of recycling are logistics and dependence on consumer initiative. Another solution, found by smaller brands, is the use of compostable materials in single cups manufacture. In this case, there are also limitations, such as the need for a composting plant.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Belo Horizontept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceE-xactapt_BR
dc.subjectCapsulas de café - Reciclagempt_BR
dc.subjectInovações sustentáveispt_BR
dc.subjectCoffee capsules - Recyclingpt_BR
dc.subjectSustainable Innovationspt_BR
dc.titleMedidas sustentáveis no mercado de café em dose únicapt_BR
dc.title.alternativeSustainable measures in single-serve coffee marketpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Desde o século XIX, o consumo da bebida cresce apoiado por inovações tecnológicas. Uma dessas inovações consiste nas máquinas de café em dose única. No entanto, essa tecnologia causa danos ao meio ambiente devido aos materiais utilizados na fabricação das cápsulas, fato que preocupa ativistas, políticos e consumidores. Diante deste cenário, o presente artigo analisa as inovações sustentáveis que a indústria do café tem desenvolvido para lidar com o problema. Para isso, foram analisadas qualitativamente as estratégias de sete marcas de café em dose única. Os resultados mostraram que as empresas líderes do setor optaram pelo desenvolvimento de estratégias de reciclagem das cápsulas usadas. Por outro lado, apenas duas marcas possuem estratégias abrangentes de reciclagem. Os principais pontos fracos da reciclagem são a logística e dependência da iniciativa dos consumidores. Outra solução encontrada por marcas menores é a utilização de material compostável. Nesse caso, também há limitações, como a necessidade uma usina de compostagem.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.