Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Álex Sousa-
dc.date.accessioned2018-08-23T11:47:52Z-
dc.date.available2018-08-23T11:47:52Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.date.submitted2018-06-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. S. Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2018. 291 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141-
dc.description.abstractEsta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de lutaspt_BR
dc.subjectEnsino de artes marciaispt_BR
dc.subjectLutas da escolapt_BR
dc.subjectRizoma das lutapt_BR
dc.subjectEducação física - Currículopt_BR
dc.subjectTeaching fightspt_BR
dc.subjectTeaching martial artspt_BR
dc.subjectSchool fightspt_BR
dc.subjectPhysical Education - Curriculumpt_BR
dc.subjectRizoma of the fightspt_BR
dc.titleLivro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeBook-experience for teaching-learning of combat sport in the physical education of elementary and high schoolpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Scáglia, Alcides José-
dc.contributor.referee2Azevedo, Kleber Tuxen Carneiro-
dc.description.resumoEsta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508922895469646pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.