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dc.creatorTredanaro, Emanuele-
dc.date.accessioned2018-08-24T19:28:37Z-
dc.date.available2018-08-24T19:28:37Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.citationTREDANARO, E. Liberdade como princípio político: os primeiros pronunciamentos de Kant e Fichte sobre a revolução. Estudos Kantianos, Marília, v. 4, n. 1, p. 57-82, Jan./Jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ek/article/view/6219pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30182-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceEstudos Kantianospt_BR
dc.subjectRevolução francesapt_BR
dc.subjectPrincípio político - Liberdadept_BR
dc.subjectFrench revolutionpt_BR
dc.subjectPolitical principle - Freedompt_BR
dc.titleLiberdade como princípio político: os primeiros pronunciamentos de Kant e Fichte sobre a revoluçãopt_BR
dc.title.alternativeFreedom as political principle: the first pronouncements of Kant and Fichte on the revolutionpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho pretendemos apresentar algumas observações acerca dos desdobramentos que o debate sobre a Revolução francesa assume na Alemanha, de maneira particular, através dos posicionamentos de Kant e Fichte em 1793. Proporemos, em primeiro lugar, uma rápida contextualização histórica, para depois esboçarmos as teses a nosso ver mais significativas de Achenwall, Burke e Rehberg, todas girando em torno do eixo da centralidade da experiência para a teoria e prática políticas. Em diálogo com eles, tentaremos mostrar como se articula o pensamento de Fichte sobre a revolução, notadamente na Zurückforderung der Denkfreiheit e no primeiro Beitrag über die französische Revolution, em que a concepção da lei moral como liberdade ilimitada desempenha papel fundamental. A partir daí, por meio da diferente ênfase posta por Kant na lei moral, indicaremos o momento teórico em que este, em Über den Gemeinspruch: Das mag in der Theorie richtig sein, taugt aber nicht für die Praxis, se afasta de Fichte, com o qual são, em certa medida, compartilhadas as premissas, mas não as conclusões. Veremos que nesse sentido serão de relevância central os conceitos de direito e contrato.pt_BR
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