Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30630
Título: Tecnologia social e seu papel na criação de políticas públicas
Autor : Sousa, Aretusa Naves Barbosa
Primeiro orientador: Cabral, Eloisa Helena de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, Denis Renato de
Palavras-chave: Tecnologias Sociais
Políticas Públicas
Qualidade de vida
Agricultura Familiar
Etnomapeamento indígena
Data da publicação: 21-Jun-2016
Referência: SOUSA, Aretusa Naves Barbosa. Tecnologia social e seu papel na criação de políticas públicas. 2015. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Objetivou-se com esse estudo analisar algumas tecnologias sociais promovidas pela Fundação Banco do Brasil e sua relação com a melhoria da qualidade de vida, de modo a identificar sua contribuição para a inclusão social. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com abordagem exploratória e descritiva, construído a partir de pesquisa bibliográfica. Os casos analisados foram: “Sistema Eletrônico para Chamada Pública e aquisição da agricultura familiar” e “Etnomapeamento em Terras Indígenas do Acre para a Gestão Territorial e Ambiental. Ambos os estudos de caso analisados puderam exemplificar de maneira clara o papel da tecnologia social, bem como sua relação com as políticas públicas e a melhoria na qualidade de vida dos envolvidos. Os resultados apresentados denotam que a implantação do Sistema Eletrônico (Tecnologia Social) que organiza a aquisição de alimentos proveniente da agricultura familiar gerou uma ampliação da quantidade de gêneros adquiridos, aumentou a quantidade de alimentos orgânicos, atende-se atualmente a um maior número de escolas e municípios. Os resultados alcançados com o Etnomapeamento nas terras indígenas do Acre mostram processos permanentes de construção, que estimulam e respondem às dinâmicas culturais e socioambientais na gestão territorial e ambiental. De 2004 a 2013 foram produzidos 87 mapas temáticos de 12 terras indígenas, em cada uma destas terras foram elaborados de 6 a 9 mapas temáticos. Diante desse estudo, pôde-se concluir que as tecnologias sociais beneficiam a comunidade, a fim de minimizar efeitos das diferenças sociais e econômicas, promovendo a inclusão social, a cidadania e subsequentemente a melhoria na qualidade de vida. O envolvimento das comunidades no desenvolvimento das tecnologias sociais também gera aprendizagem, conhecimento e formação de consciência política.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30630
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Tecnologia social e seu papel na criação de políticas públicas665,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.