Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30638
Título: Implicações da carga tributária brasileira sobre as condições de competitividade e distribuição de renda no Brasil
Autor : Silva, Miriam Rosa
Primeiro orientador: Campos, Renato Silvério
Primeiro membro da banca: Quintella, Mirelle Cristina de Abreu
Palavras-chave: Carga tributária
Tributação
Neutralidade
Equidade
Data da publicação: 21-Jun-2016
Referência: SILVA, Miriam Rosa. Implicações da carga tributária brasileira sobre as condições de competitividade e distribuição de renda no Brasil. 2015. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Este estudo descreve a carga tributária brasileira, tendo como foco as distorções que a mesma provoca na competitividade e na distribuição de renda. Inicialmente, definem-se os impostos diretos e indiretos. A partir desta descrição, eles são associados aos princípios tributários da equidade e da neutralidade, bem como à ideia de progressividade e regressividade. Os principais problemas que o ineficiente sistema tributário brasileiro gera, como o excesso de burocracia e comprometimento da competitividade, são brevemente apontados. Após esta revisão teórica, é apresentada a metodologia para a coleta e análise de dados. Ao final do trabalho, apresenta-se a evolução histórica da carga tributária brasileira bruta em relação ao PIB, sua composição de acordo com suas diversas bases de incidência, bem como suas implicações para o crescimento econômico e a justiça fiscal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30638
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.