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Título: Análise comparativa de ensino presencial e à distância: estudo de caso do curso de bacharel em administração da Universidade Federal de Lavras
Autor : Fernandes, Thales Tadeu de Vilhena
Primeiro orientador: Alves, Rêmulo Maia
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Carvalho, Francisval de Melo
Primeiro membro da banca: Zambalde, André Luiz
Antonialli, Luiz Marcelo
Palavras-chave: Ensino à distância
Ambiente virtual de ensino
Avaliação do ensino
E-learning
Data da publicação: 15-Abr-2015
Referência: FERNANDES, T. T. V. 2011. 74 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: Devido o constante avanço da tecnologia da informação e também com o aumento do acesso ao computador e à Internet, o ensino a distância está se tornando cada vez mais popular e despertando o maior interesse nas pessoas. Vários estudos e reportagens apontam o crescimento do ensino à distância no Brasil. Diante da importância que o paradigma do ensino a distância vem tendo nos últimos anos e em especial no Brasil e devido à necessidade que os brasileiros possuem de uma formação acadêmica e técnica, o presente trabalho avalia a qualidade do curso à distância em comparação com o curso presencial incluindo a interação dos aspectos de usos/manuseios do aluno sobre as ferramentas que possui um ambiente virtual de ensino, verificando a sua colaboração como instrumento mediático para formação dos estudantes, mais especificamente no curso de bacharel em Administração da Universidade Federal de Lavras. Com base nas orientações de formação de competências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Administração de Empresas, foi desenvolvido um questionário para os discentes egressos tanto da modalidade presencial quanto da modalidade à distância de ensino. Após a coleta de dados através do questionário, a interpretação dos resultados foram realizadas por meio de uma análise descritiva e fatorial dos mesmos. Percebeu-se que ambos são de qualidade, pois atendem as propostas da DCN do MEC. Constatou-se que há uma distinção profissional em relação aos cursos, pois o fator mais representativo através de uma media aritmética na análise fatorial foi diferente entre as modalidades de ensino. Os alunos do Presencial têm: perfil relacionado à identificação de problemas e anseiam em aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos no curso, percepção superficial do ambiente de trabalho. Prontamente os alunos do à Distancia têm: competência para desempenhar tarefas e atividades de consultoria e um perfil empreendedor com habilidades gerenciais.Além disso, os alunos do ensino à distância quase não utilizam ferramentas/módulos do Moodle como: chat, wiki e workshop, que são ferramentas que possuem como principal particularidade a colaboração coletiva entre os participantes,caracterizando, dessa forma, pouca interação entre eles, predominando dessa maneira uma comunicação assíncrona entre os alunos.
Abstract: Due to the constant advancement of information technology and also with increased access to the computer and the Internet, distance learning is becoming increasingly popular and arousing great interest in people. Several studies and reports point to the growth of distance education in Brazil. Given the importance that the paradigm of distance education has had in recent years and especially in Brazil and due to the necessity that Brazilians have of an academic and technical, this paper evaluates the quality of distance learning compared to the course face including the interaction of the aspects of use / handling of the student the tools that have an educational virtual environment by checking their collaborative media as a tool for training students, specifically in the course of Bachelor in Business Administration at the Federal University of Lavras. Based on skills training requirements of the National Curriculum Guidelines (DCN) for the undergraduate degree in Business Administration, a questionnaire was developed for students graduating from both the mode of presence and distance mode of education. After collecting data through the questionnaire, interpretation of results were performed by means of descriptive analysis and a factor of mesmos. Percebeu that both are quality, serve as the proposals of the MEC DCN. It was found that there is a distinction in relation to professional courses, for the most representative factor through an arithmetic mean in the factor analysis was different modalities of ensino.Os Classroom students have: profile related to identifying problems and yearn to apply expertise acquired in the course, superficial perception of the environment trabalho.Prontamente students have the Distance: competence to perform tasks and activities of a consulting and entrepreneurial skills with gerenciais.Além addition, students of distance education hardly uses tools / modules of Moodle as: chat, wiki and workshop, which are tools that have as main feature the collaboration among conference participants, characterizing thus little interaction between them, predominating in this way asynchronous communication between students.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30647
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



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