Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Henrique Fiorini
dc.date.accessioned2018-09-26T19:11:17Z-
dc.date.available2018-09-26T19:11:17Z-
dc.date.issued2015-12-18
dc.date.submitted2014-11-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30658-
dc.description.abstractNãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAvaliação heurísticapt_BR
dc.subjectSistemas de gestãopt_BR
dc.titleAvaliação de usabilidade em um sistema de gestão empresarialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.programNãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, André Pimenta
dc.contributor.referee1Resende, Antônio Maria Pereira de
dc.contributor.referee2Grutzmann, André
dc.description.resumoA tecnologia da informação tem tomado papel importante dentro do contexto empresarial. Com a evolução de sistemas de gerenciamento, diversas aplicações são desenvolvidas com o objetivo de fornecer ferramentas e funcionalidades para suprir as necessidades de gestores e administradores de empresas, sendo necessário se preocupar com a qualidade e a eficiência de uso desses sistemas. O estudo da usabilidade é fundamental para permitir que haja interação efetiva entre o usuário e o sistema, tornando essencial a aplicação de processos de análise e planejamento de usabilidade. O presente trabalho propôs a avaliação da usabilidade em parte de um sistema de gestão empresarial e a melhoria de aspectos de interação e design. Foram aplicadas avaliações heurísticas por uma equipe de quatro avaliadores que identificaram 82 problemas de usabilidade. O teste com os usuários contou com nove participantes e permitiu a identificação de 62 problemas. Com os dados obtidos foi possível propor melhorias utilizando técnicas e conceitos de design centrado no usuário minimizando o impacto dos problemas encontrados. Foram propostas melhorias para oito problemas que causaram maior impacto na interação do usuário. O estudo então mostrou que o uso de técnicas de avaliação heurística e testes com usuários são eficazes na identificação de problemas de usabilidade e permitiu aprimorar a qualidade da interação com a ferramenta e a produtividade dos usuários após a aplicação das melhorias.pt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqNãopt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Avaliação_de_usabilidade_em_um_sistema_de_gestão_empresarial.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.