Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30675
Título: Avaliação da maturidade dos processos de segurança da informação em uma instituição de ensino superior pública federal
Autor : Almeida, Fernando Henrique Soares
Primeiro orientador: Uchôa, Joaquim Quinteiro
Primeiro membro da banca: Alves, Rêmulo Maia
Segundo membro da banca: Santos, Clayton Ferreira
Palavras-chave: Segurança da informação
ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013
Maturidade
Administração pública federal
Data da publicação: 12-Jan-2016
Referência: ALMEIDA, F. H. S. Avaliação da maturidade dos processos de segurança da informação em uma instituição de ensino superior pública federal. 2014. 77 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Na sociedade da informação, ao mesmo tempo em que a informação é considerada o principal patrimônio de uma organização, ela está também sob constante ameaça, como nunca estivera antes. Cabe a segurança da informação o papel de garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade deste patrimônio. Com isso, a segurança da informação tornou-se um ponto crucial para sobrevivência das instituições. Este trabalho teve como objetivo a realização de um levantamento sobre o nível de maturidade dos processos de segurança da informação em uma instituição do ensino superior da Administração Pública Federal (APF), a partir da percepção dos seus gestores. Foi adotado e atualizado um questionário de avaliação criado por Janssen (2008) e usado por Gabrich (2011) aos novos requisitos da ISO/IEC 27001:2013. O questionário foi respondido pelos coordenadores responsáveis pela área de gestão da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação que apontaram como Informal a maturidade de 78% dos processos avaliados.
Abstract: Não
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30675
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.