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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrainer, Deivis Elton Schlickmann-
dc.creatorCal Abad, Cesar Cavinato-
dc.creatorOliveira, Fernando Roberto de-
dc.creatorPazin, Jóris-
dc.date.accessioned2018-10-03T13:53:17Z-
dc.date.available2018-10-03T13:53:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFRAINER, D. E. S. et al. Análise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 25, n. 1, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6217pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30882-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the Brazilian scientific production on Athletics between 1999 and 2013. A total of 162 articles were identified, and 55 studies were selected that approached Athletics as the main theme of the article. Of these, 43 articles (78.2%) were related to Biodynamics of the Human Movement, and 12 (21.8%) with Pedagogy of the Human Movement. Analyzing the studies, 30.9% (17) corresponded to research in the physiology of the exercise, 20% (11) corresponded to studies on sports injuries, 10% (6) on sports biomechanics, 7.3% ( 4) sports psychology and 7.3% (4) sports nutrition. The areas with the least research were sports training, sports initiation and sport history / sociology, with 5.5% (3) in each one, and the lowest proportion of studies occurred in the area of sports pedagogy and doping, with 3.6% (2) of the studies found in the literature review. Six studies did not present a single modality as a central focus in the investigation, another fifteen focused in middle and long-distance events, eight road running and marathon, seven sprints, six studies focused on Brazilian Paralympic athletes, and with a lower percentage jumping and throwing events and school athletics with one study each. It is concluded that it is important to consider the evaluation criteria of the courses and thus, the entry of teachers into the country's postgraduate programs, as this seems to limit research in the area of Pedagogy of Human Movement. It is also necessary to qualify the research on Athletics in Brazil, to develop researches with better methodological aproach, that is, longitudinal studies, intervention studies, validation studies of methods, studies of literature review and qualitative studies, to improve the sample in the studies and diversify the research evidence.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Brasileira de Ciência e Movimentopt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectAthleticspt_BR
dc.subjectRevisionpt_BR
dc.titleAnálise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar a produção científica brasileira sobre o Atletismo entre 1999 e 2013. Foram identificados 162 artigos, e selecionados 55 estudos que abordaram o Atletismo como temática principal do estudo. Destes, 43 artigos (78,2%) foram relacionados com a Biodinâmica do Movimento Humano e 12 (21,8%) com a Pedagogia do Movimento. Analisando os estudos selecionados (caraterização a posteriori das análises), 30,9% (17) correspondiam à pesquisas na área de fisiologia do exercício, 20% (11) a lesões no esporte, 10% (6) sobre biomecânica, 7,3% (4) a psicologia do esporte e 7,3% (4) a nutrição esportiva. As áreas com menos pesquisas foram o treinamento esportivo, a iniciação esportiva e a história/sociologia do esporte com 5,5% (3) cada uma. A pedagogia do esporte e do doping, ficaram com a menor proporção de estudos, sendo 3,6% (2) cada uma. Seis estudos não apresentavam uma única modalidade como foco central na investigação, outros 15 enfocaram corridas de fundo e meio-fundo, 8 em corridas de rua e maratonas, 7 em corridas de velocidade, 6 em atletismo paralímpico e, com menor percentual, as provas de salto horizontal, arremessos e lançamentos e o atletismo escolar que tiveram 1 estudo cada. Conclui-se que é importante considerar os critérios de avaliação dos cursos de Pós-Graduação adotados pela CAPES, pois no modo atual o sistema parece limitar a investigação na área da Pedagogia do Movimento. Necessita-se também qualificar a pesquisa sobre o Atletismo no Brasil e desenvolver pesquisas com melhor aporte metodológico (estudos longitudinais, de intervenção, de validação de métodos, de revisão de literatura e qualitativos) bem como melhorar a amostragem e diversificar as investigações em diferentes provas do Atletismo.pt_BR
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