Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndré, Marli-
dc.creatorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa-
dc.creatorMartins, Francine de Paulo-
dc.creatorPereira, Marli Amélia Lucas-
dc.date.accessioned2018-10-05T20:16:39Z-
dc.date.available2018-10-05T20:16:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationANDRÉ, M. et al. O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 11, n. 2, p. 505-520, jun./ago. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2231pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30956-
dc.description.abstractThis paper focuses on the process of constructing the professionalism of beginning teachers, trying to identify the main challenges faced in their daily practices in early childhood education and in the first years of basic education. It also analyzes the elements that affect the identity and professional development of these teachers. The methodological procedures involved four discussion groups with graduates from the pedagogy course of three universities and a faculty in the state of São Paulo. The data collected showed that the relationships undertaken in the daily school life, whether with the students' parents, the school managers, the more experienced colleagues or the students, have a considerable weight in the constitution of the professionalism of these teachers and affect their professional identity.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Eletrônica de Educaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalidadept_BR
dc.subjectProfessor iniciantept_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectProfessionalitypt_BR
dc.subjectBeginning teacherspt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.titleO papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantespt_BR
dc.title.alternativeThe role of the other in the constitution of the professionalism of beginning teacherpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem o foco no processo de constituição da profissionalidade de professores iniciantes, buscando identificar os principais desafios enfrentados em suas práticas cotidianas na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Analisa ainda os elementos que afetam a identidade e o desenvolvimento profissional desses professores. Os procedimentos metodológicos envolveram quatro grupos de discussão com egressos do curso de pedagogia de três universidades e de uma faculdade do interior do estado de São Paulo. Os depoimentos evidenciaram que as relações empreendidas no cotidiano escolar, seja com os pais de alunos, seja com os gestores da escola, com colegas mais experientes ou com os alunos têm peso considerável na constituição da profissionalidade desses professores e afetam sua identidade profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.