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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcântara, Jessica Nunes de-
dc.creatorAlcântara, Juciara Nunes de-
dc.creatorCampos, Renato Silvério-
dc.creatorBenedicto, Gideon Carvalho de-
dc.date.accessioned2018-10-09T13:53:24Z-
dc.date.available2018-10-09T13:53:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, J. N. de et al. O efeito do patrocínio a indústria esportiva sobre a intangibilidade das empresas patrocinadoras do setor de energia elétrica do Brasil. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, [S.l.], v. 6, n. 2, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/205pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30981-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePodium: Sport, Leisure and Tourism Reviewpt_BR
dc.subjectEstratégia de patrocíniopt_BR
dc.subjectIndústria esportivapt_BR
dc.subjectIntangibilidadept_BR
dc.titleO efeito do patrocínio a indústria esportiva sobre a intangibilidade das empresas patrocinadoras do setor de energia elétrica do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute os efeitos do patrocínio à indústria esportiva sobre a intangibilidade das empresas patrocinadoras. A importância da indústria esportiva, a oportunidade de divulgação da marca da patrocinadora, bem como as isenções fiscais previstas na Lei de Responsabilidade Social, vêm impulsionando as firmas a patrocinarem o setor de forma gradual no período mais recente. Porém, poucos são os estudos que discutem os efeitos desse investimento sobre as empresas patrocinadoras. Este trabalho verifica uma faceta desses efeitos, analisando a intangibilidade das empresas brasileiras do setor de energia elétrica de 2007 a 2013. A amostra foi constituída de 21 empresas que têm suas ações negociadas na BM&Fbovespa e que possuem balanços sociais Ibase. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio do banco de dados Economática®, balanços sociais Ibase, relatórios administrativos, relatórios sociais e de sustentabilidade publicados anualmente pelas empresas estudadas. Utilizou-se de regressão múltipla em painel, constatando que o patrocínio ao esporte teve relação positiva com a intangibilidade das empresas patrocinadoras. Os resultados são relevantes, pois contribuem para preencher a lacuna teórica em que a estratégia de patrocínios a indústrias esportivas explica e pode alavancar o grau de intangibilidade das empresas patrocinadoras.pt_BR
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