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Título: O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil
Autor: Martins, Ronei Ximenes
Amaral, Ludmila de Oliveira
Serafim, Luciana Batista
Berti, Marina de Sousa
Palavras-chave: Educação a distância
Ensino superior
Universidade Aberta do Brasil
Formação de professores
Distance education
Undergraduate studies
Teacher training
Data da publicação: 21-Ago-2014
Referência: MARTINS, R. X. et al. O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 9., 2012, Recife. Anais...Recife: UNIREDE, 2012. p. 1-12.
Resumo: Conhecer quem é o estudante dos cursos a distância, quais são suas particularidades e qual o seu perfil predominante é crucial para compreender quem procura essa modalidade de ensino e se tal perfil corresponde ao que é priorizado pelas políticas públicas do setor. O presente estudo, que compõe a pesquisa sobre preditores do desempenho acadêmico no Ensino a Distância, busca caracterizar, do ponto de vista sociodemográfico, os candidatos a estudantes da modalidade a distância inscritos em cursos de licenciatura oferecidos por uma universidade pública, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foi verificado se o perfil predominante é compatível com o que preconiza o sistema UAB. Foram consideradas informações de 1274 candidatos inscritos em seis polos presencias de Minas Gerais, a saber: Cambuí, Confins, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte e Sete Lagoas. Trata-se de pesquisa documental e quantitativa, baseada em dados secundários obtidos junto ao setor de processos seletivos da instituição de ensino. Os resultados permitiram identificar que dentre os candidatos predominam mulheres, que a faixa etária da maioria é de 30 anos ou mais, com renda mensal de até 3 salários mínimos. São pessoas que ainda não trabalham na educação e que buscam melhoria de sua condição social por meio de um curso superior. Verificou- se também que a maioria estudou boa parte em escola pública e no período noturno, trabalha em jornada de 40 horas semanais, mora em um local onde não seria possível a inserção em cursos presenciais de graduação. Além desses resultados outros aspectos serão apresentados neste relato de pesquisa.
Abstract: To know the student who decided to study throughout the distance education, which are his particularities and also his main characteristics is really important to understand what kind of person looks for this kind of education. It is also important to understand if these characteristics correspond with the perspectives of the public policies. This study is part of a research which deals with predictors of academic performance in distance education and it intends to characterize, following the socio demographic aspects, the candidates who want to study in the distance education environment into the undergraduate courses offered by one public university in Minas Gerais, together with the Universidade Aberta do Brasil (UAB). One of the goals of the study was to verify if the main characteristics are compatible with which the UAB advocates. Information from 1274 candidates who study at Cambuí, Confins, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte and Sete Lagoas were taken into consideration. This research is a documental and quantitative one, based in secondary data obtained in the register and academic control department of one teaching institution. The results allowed identify that among the candidates most of them are women, about 30 year-old average, with a monthly income of 850,00 US$. They do not work in the education area and search better social condition throughout an undergraduate study. We also noticed that the most part of the candidates studied in public schools and during the evening. They work 40 hours per week and they live in places where would not be possible to have face to face undergraduate studies. Besides all of these, others aspects will be presented in this research presentation.
Idioma: pt_BR
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