Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31299
Título: Ajustes no time UFLA2D no domínio de futebol de robôs
Autor : Silva, Paulo Henrique Gama e
Primeiro orientador: Uchôa, Joaquim Quinteiro
Primeiro membro da banca: Melchiori, Ana Paula Piovesan
Lacerda, Wilian Soares
Palavras-chave: Robocup soccer simulation 2D
Futebol de robôs
UFLA2D
Inteligência artificial
Data da publicação: 2015
Referência: SILVA, P. H.G. e. Ajustes no time UFLA2D no domínio de futebol de robôs. 2012. 63 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: O futebol de robôs surgiu como uma alternativa educacional e de pesquisa para o desenvolvimento de Inteligências Artificiais e Robótica Inteligente. Apesar de aparentemente ser um simples "brinquedo", a competição entre robôs visa o aperfeiçoamento do controle individual de robôs móveis e da coordenação entre múltiplos robôs. Este trabalho descreve a simulação em duas dimensões do futebol de robôs, detalhando a estrutura do ambiente de simulação, do ambiente de desenvolvimento e do futebol de robôs, objetivando o incentivo aos estudantes e pesquisadores da área. Para isto, realizou-se diversos testes e análises para subsidiar equipes que desejam ingressar nesse ramo, sendo apontadas características positivas e negativas dos times-base mais utilizados. Ao final da bateria de testes, concluiu-se que o melhor time básico a ser adotado é o HELIOS_base que obteve os melhores resultados nos confrontos diretos nas partidas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31299
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Ajustes_no_time_UFLA2D_no_dominio_de_futebol_de_robos.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.