Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2018-10-11T17:47:17Z-
dc.date.available2018-10-11T17:47:17Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V. Nas publicações sobre livros de leitura no início do século XX: traços de uma cultura material escolar. História da Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 52, p. 235-249, maio./ago. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31352-
dc.description.abstractThe text aims to present which representations about reading books were present in some print publications, in the period among 1927 to 1946, as well as highlight the possibilities of influence of these ideas in the reading proceeding practices in public schools of São Paulo state. It begins from the premise that book can be considered a concrete object of a scholar written culture, due to find there a space, a temporality and a language. The analysis indicates that the written statements proved directed, in principle, to the establishment and legitimation of political interests to implement a nationalized and uniform teaching, since it establishes elaboration criteria of a qualified didactic work, then, it is directed to the students and teachers readers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educaçãopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectLivros de leiturapt_BR
dc.subjectRepresentações de leiturapt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.subjectReading bookspt_BR
dc.subjectRepresentations of readingpt_BR
dc.subjectScholar school culturept_BR
dc.titleNas publicações sobre livros de leitura no início do século XX: traços de uma cultura material escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe publications about reading books in the early 20th century: traces of a scholar written culturept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO texto objetiva apresentar quais representações a respeito de livros de leitura se fizeram presentes em algumas publicações impressas, no período entre 1927 a 1946, como também destacar as possibilidades da influência destas ideias nas práticas de leitura nas escolas públicas paulistas. Parte-se da premissa de que o livro pode ser considerado um objeto concreto de uma “cultura material escolar”, por encontrar-se ali um espaço, uma temporalidade e uma linguagem. A análise indica que os enunciados se mostraram direcionados, a princípio, à legitimação de interesses políticos para se implementar um ensino nacionalizado e uniformizado, ao estabelecerem critérios de configuração de uma obra didática de qualidade para, em seguida, voltarem-se aos leitores alunos e professores.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons