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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Arlete Aparecida de-
dc.date.accessioned2018-10-17T13:01:32Z-
dc.date.available2018-10-17T13:01:32Z-
dc.date.issued2018-10-16-
dc.date.submitted2018-08-17-
dc.identifier.citationABREU, A. A. de. Evolução da pesquisa sobre qualidade e sua aplicação aos serviços de saúde: uma análise da microrregião de Lavras-MG. 2018. 157 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31385-
dc.description.abstractQuality in services theme has its seminal works in Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985, 1988) and in the Servqual proposal as a measurement tool in this sector.From this assertion the field evolved adapting itself to new contexts and sectors; admitting the influence of other variables on satisfaction and achieving quality.The objective in this research was to evaluate the quality in health services offered in one of the micro-regions of health care network of the Unified Health System (SUS).To achieve this goal, two reviews were made: one on the quality field in services and another on the determinants and attributes used to measure quality in health services; which resulted in three articles.After this step, the Servperf scale was modified based on reviews and interviews with network participants being applied to 321 patients.The results indicate a field that has its researches going towards the concern with the loyalty and brand value in services offered in electronic environments.Other sectors also stand out, such as flight services; hotels and health mobile services.In the health services measurement, the attributes related to the tangible elements to communication and access, in their different forms, are relevant.The questionnaires application indicated that seven factors may account for 63.05% of the data variance; being that related to the Medical Team (capacity; knowledge; communication; respect and readiness) is what contributes most to the quality in service.The Multiple Regression Analysis allowed to affirm that of these seven factors; what contributes most to the user satisfaction of the network is that related to the SUS's response capacity (quantity of materials and medicines available to the population; system ability to get a consultation with a specialist; and the system ability to solve patient's problem and keep what promises).pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectServiço - Qualidadept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subjectRedes de Atenção à Saúde (RAS)pt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectService qualitypt_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.subjectHealth Care Networkspt_BR
dc.subjectHealth servicespt_BR
dc.titleEvolução da pesquisa sobre qualidade e sua aplicação aos serviços de saúde: uma análise da microrregião de Lavras - MGpt_BR
dc.title.alternativeEvolution about quality research and its application in health services: an analysis at Lavras microregion - MGpt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Daniela Meirelles-
dc.contributor.referee1Tavares, Bruno-
dc.contributor.referee2Pereira, Camila Cristina de Paula-
dc.contributor.referee3Castro, Cléber Carvalho de-
dc.contributor.referee4Ferreira, Patrícia Aparecida-
dc.description.resumoO tema qualidade em serviços tem seus trabalhos seminais em Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985,1988) e na proposta da Servqual como ferramenta de mensuração neste setor. A partir desta asserção,o campo evoluiu adaptando-se a novos contextos e setores; admitindo a influência de outras variáveis na satisfação e no alcance da qualidade. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade dos serviços de saúde ofertados em uma das microrregiões de saúde da rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar tal alvo, foram realizadas duas revisões: uma sobre o campo qualidade em serviços e outra sobre os determinantes e atributos usados para mensurar a qualidade em serviços de saúde; o que originou três artigos. Após esta etapa, a escala Servperf foi modificada com base nas revisões e em entrevistas com participantes da rede; sendo aplicada a 321 pacientes. Os resultados indicam um campo que tem suas pesquisas caminhando em direção à preocupação com a lealdade e valor de marca em serviços ofertados em ambientes eletrônicos. Outros setores também se destacam, como os serviços de voo; hotelaria e serviços móveis de saúde. Na mensuração de serviços de saúde, os atributos relacionados aos elementos tangíveis à comunicação e ao acesso (em suas diferentes formas) são relevantes. A aplicação dos questionários indicou que sete fatores podem explicar 63,05% da variância nos dados; sendo que aquele relacionado à Equipe Médica (capacidade; conhecimento; comunicação; respeito e prontidão) é o que mais contribui para a qualidade do serviço. A Análise de Regressão Múltipla permitiu afirmar que, destes sete fatores, o que mais contribui com a satisfação do usuário da rede é aquele relacionado à Capacidade de resposta do SUS (quantidade de materiais e medicamentos disponibilizados à população; a capacidade do sistema de conseguir uma consulta com um especialista; e a capacidade do sistema de resolver o problema do paciente e cumprir aquilo que promete).pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqMercadologiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4368010501599223pt_BR
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