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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Paulo Mateus de-
dc.creatorNicolau, Paula Simarelli-
dc.creatorMelo, Fernando Garcez de-
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.creatorPaes, Roberto Rodrigues-
dc.creatorReverdito, Riller Silva-
dc.date.accessioned2018-11-09T15:08:42Z-
dc.date.available2018-11-09T15:08:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMORAES, P. M. de et al. O programa segundo tempo na região centro-oeste: continuidade e estrutura burocrática do esporte nos municípios. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 25, n. 1, p. 129-140, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7476pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31695-
dc.description.abstractPublic policies and initiatives for access to sports as a social right have been developed in different parts of the world. In Brazil the Second Half Program (SHP) is one of the main actions of the federal government to promote sporting activities, intended for children, adolescents and young people in situations of social vulnerability. However, information regarding the achievement of its goal and objectives are limited. The objective of this study is analyze the Second Half Program (Programa Segundo Tempo) in the Central-West region in relation to their targets and direct and indirect impacts, observing human development indicators and their relation to the organization of Sports and Leisure in the municipalities. The research is guided on a qualitative approach with character exploratory. The documents analyzed are available in at public domain. The municipalities with the best social indicators and the wider bureaucratic structure of sports and leisure managed to keep their SHP for longer, revealing that the program is assis failing to meet the municipalities equally. The program has passed per reformulations since its inception, what in some measure has been improving its development and applicability. Despite that, there is the need for a reformulation in the implementation process of the cores, focusing on the development of a bureaucratic structure for sport and leisure in municipalities able to ensure the continuity of the Second Half Program. The finally, although our research helps to denote the range of the PST and its role in terms of public policy sport and leiseure, further studies need to be carried out, considering its amplitude and complexity.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Brasileira de Ciência e Movimentopt_BR
dc.subjectProjetos sociaispt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEsportes para jovenspt_BR
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectSocial projectspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSports for young peoplept_BR
dc.subjectSports pedagogypt_BR
dc.titleO programa segundo tempo na região centro-oeste: continuidade e estrutura burocrática do esporte nos municípiospt_BR
dc.title.alternativeSecond half program in the Central-West region: permanence and bureaucratic structure of sport in municipalitiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoPolíticas Públicas e iniciativas de acesso à prática esportiva como direito social tem sido desenvolvida em diferentes partes do mundo. No Brasil o Programa Segundo Tempo (PST) é uma das principais ações do governo federal de promoção do Esporte e Lazer, destinado a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. No entanto, são limitadas as informações em relação ao alcance das suas metas. O objetivo desse estudo é conhecer o Programa Segundo Tempo na região Centro-Oeste em relação as suas metas para impactos diretos e indiretos, observando indicadores de Desenvolvimento Humano e sua relação com a organização do Esporte e Lazer nos Municípios. A pesquisa é orientada em uma abordagem qualitativa de carácter exploratório. Foram analisados documentos disponíveis em domínio público. Os municípios com os melhores indicadores sociais e mais ampla estrutura burocrática de esporte e lazer conseguiram manter o PST por mais tempo, revelando que, o programa não está conseguindo atender aos municípios de forma equitativa. O programa tem passado por reformulações desde sua criação, o que em certa medida tem melhorado seu desenvolvimento e aplicabilidade. Apesar disso, nota-se a necessidade de uma reformulação no processo de implantação dos núcleos, com foco no desenvolvimento de uma estrutura burocrática para o esporte e lazer nos municípios capaz de garantir a continuidade do programa no tempo. E por fim, embora nossa pesquisa ajude a denotar o alcance do PST e seu papel no tocante das Políticas Públicas, novos estudos precisam ser realizados, considerando sua abrangência e complexidade.pt_BR
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