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dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antonio-
dc.date.accessioned2018-11-17T11:16:22Z-
dc.date.available2018-11-17T11:16:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A. Textualização e enunciação em texto multimodal: analise do vídeo de animação escolhas da vida. Prolíngua, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 69-83, out./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31791-
dc.description.abstractThis paper's aim is to discuss textualization devices which constitutes meanings and people in multimodal texts. The point that is especially focused in this discussion refers to how is built the textualization process as an enunciative device in an animation multimodal text. It refers to answer how semiotic resources appear in the animation production to clue meanings in. How do enunciator-subjects participate of the instances of meaning production, circulation and reception and how the signs are produced inside this process. We got the assumption that, by technology dissemination, discursive genres had been reconfigured, taking new structural shapes and new ways of organization. Thus, texts join modalities (speech, writing, images) and semiosis (colors, sounds, layout, plots, movements) requiring from the reader new skills to comprehend signical arrangements which taking part of meaning production process. Therefore, it appears to us as a necessary procedure to identify aspects which contribute to thematic progression in multimodal texts and to constitute different subjects who integrate enunciative events, considering that the multiple resources used by text author in a specific enunciative context. By analysis of the animation film Escolhas da Vida (Alike), we pursued to discuss textualization devices, enunciative procedures, taking essential concepts from Bakhtinian Circle authors, Textual Linguistics and Cinema Theory. Through these means we intended to point out a text as a dialogue among several semiosis’ signs, that join subjects (enunciators and enunciatee) and their ways to understand the world.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceProlínguapt_BR
dc.subjectTextualizaçãopt_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectTextualizationpt_BR
dc.subjectMultisemiosispt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectEnunciationpt_BR
dc.titleTextualização e enunciação em texto multimodal: analise do vídeo de animação escolhas da vidapt_BR
dc.title.alternativeTextualization and enunciation in multimodal text: analysis of animated video escolhas da vidapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo elege como objeto de discussão os mecanismos de textualização que concorrem para a constituição dos sentidos/sujeitos em textos multimodais. De modo especial, a questão que norteará a discussão é: Como se constrói a textualização como mecanismo enunciativo em um texto multimodal de animação? Como os recursos semióticos se apresentam no processo de produção da animação para indiciar sentidos? Como os sujeitos enunciadores participantes das instâncias de produção, circulação e recepção e como os signos são concebidos dentro desse processo? Partimos do pressuposto de que com a disseminação das tecnologias, os gêneros discursivos foram reconfigurados, assumindo novos formatos estruturais e novas formas de organização. Desse modo, os textos conjugam modalidades (fala, escrita, imagens) e semioses (cores, sons, diagramação, planos, movimentos etc.), demandando do leitor novas habilidades para a depreensão dos elementos e das combinações sígnicas que participam do processo de produção dos sentidos. Assim, identificar os elementos que concorrem para a progressão temática em textos multimodais e a constituição dos diferentes sujeitos que integram o evento enunciativo se apresenta como um procedimento necessário para o aperfeiçoamento de habilidades de leitura, em que sejam considerados os diversos recursos escolhidos pelo produtor de texto, bem como o contexto da enunciação. A partir da análise do vídeo-animação “Escolhas da vida”, buscamos demonstrar discutir sobre os mecanismos de textualização e de vários outros conceitos essenciais para pensarmos o texto como um processo interlocutivo-interacional, em que existe um diálogo entre signos de diferentes semioses, que, por sua vez, abarca, os sujeitos (enunciador/enunciatário) e suas formas de conceber o mundo.pt_BR
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