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dc.creatorRodrigues, Luciana Azevedo-
dc.creatorFarias, Marcio Norberto-
dc.date.accessioned2018-11-23T11:15:57Z-
dc.date.available2018-11-23T11:15:57Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, L. A.; FARIAS, M. N. Formação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine". Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 11, n. 2, p. 384-397, jun./ago. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31894-
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the construction of an awareness of the importance of the study of cinematographic images in the formation of teachers, in view of the intensification of these images both with respect to their greater presence in the daily life of the people, as well as their greater technical capacity to present themselves as if it were reality itself. In order to do so, this work makes a critical reading of Francois Truffaut's film "The American Night", considering it within a theoretical constellation constituted by the thought of C. Türcke on the ubiquity of audiovisual images in contemporary society, extracted from the experience of the authors as professors of undergraduate courses and by the understanding of what Walter Benjamin understood as alienation of the corporal sensory. The repeated observations of sequences of this film, within this constellation, led to the highlighting of thematic and formal aspects of the film, recognized as potentially formative for the development of a critical conscience in relation to the consumption of audiovisual images that have as characteristic the erasure, All cost, of the presence of the mediations that exist between the world of the screen and that of reality. In discussing how the attention of the people has been occupied by audiovisual images that have as characteristic to present themselves as mere extensions of reality, and as the graduates enchant themselves with these images by offering themselves as substitutes of their reality, this work concludes by the aesthetic potentiality and reflective of the film.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Eletrônica de Educaçãopt_BR
dc.subjectFormation of teacherspt_BR
dc.subjectCritical theorypt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.titleFormação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine"pt_BR
dc.title.alternativeAesthetic formation of teachers: a reading of the film "La nuit américaine"pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva contribuir para a construção de uma consciência acerca da importância do estudo das imagens cinematográficas na formação de professores, tendo em vista a intensificação dessas imagens tanto no que diz respeito a sua maior presença no cotidiano das pessoas, quanto a sua maior capacidade técnica de se apresentar como se fossem a realidade mesma. Para tanto, este trabalho realiza uma leitura crítica do filme “A Noite Americana”, dirigido por Francois Truffaut, considerando-o dentro de uma constelação teórica constituída pelo pensamento de C. Türcke sobre a onipresença das imagens audiovisuais na sociedade contemporânea, por indícios extraídos da vivência dos autores como professores de cursos de licenciaturas e pelo entendimento daquilo que Walter Benjamin compreendeu como alienação do sensório corporal. As repetidas observações de sequências desse filme, no interior desta constelação, conduziram ao destaque de aspectos temáticos e formais do filme, reconhecidos como potencialmente formativos para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao consumo de imagens audiovisuais que têm como característica o apagamento, a todo custo, da presença das mediações que existem entre o mundo da tela e o da realidade. Ao discutir como a atenção das pessoas tem sido ocupada por imagens audiovisuais que tem como característica se apresentarem como meras extensões da realidade, e como os licenciandos se encantam com essas imagens, por se oferecerem como substitutos da sua realidade, este trabalho conclui pela potencialidade estética e reflexiva do filme.pt_BR
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