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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimão, Gustavo Leonardo-
dc.creatorSilva, Fabiano Luiz da-
dc.creatorAzevedo, Ana Cláudia-
dc.creatorAntonialli, Luiz Marcelo-
dc.date.accessioned2018-12-20T12:23:14Z-
dc.date.available2018-12-20T12:23:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIMÃO, G. L. et al. Economia moral e certificação florestal: analise sistemática da percepção do consumidor final. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 38-56, maio/ago. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/741pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32225-
dc.description.abstractThe paper aims to analyze the perception of the final consumer in relation to forest certification. The research was performed through a systematic analysis by integrative contextualization approach, where were identified information on the recognition of the final consumer in relation to forest certification process in seven different countries. The results showed that only a small fraction in the consumer market is aware of the certification process in the forestry sector even in the economically developed regions. The findings show that one of the possible reasons for the increase of production of forest certified products in the last years is less by a requirement of final consumer and more for to a source of the product warranty along to intermediate actors in the forest value chain. There is also the possibility of requirements of forest certification made by intermediaries’ agents, in forest supply chain, figure as non-tariff barrier. Moreover, the focus of marketing activities for better efficiency should focus its activities not only in the final consumer, should also focus attention on to intermediaries’ agents.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Metropolitana de Sustentabilidadept_BR
dc.subjectAnálise sistemáticapt_BR
dc.subjectCertificação florestalpt_BR
dc.subjectMarketing verdept_BR
dc.subjectMercado consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer marketpt_BR
dc.subjectGreen marketingpt_BR
dc.subjectForest certificationpt_BR
dc.subjectSystematic analysispt_BR
dc.titleEconomia moral e certificação florestal: analise sistemática da percepção do consumidor finalpt_BR
dc.title.alternativeMoral economy and forest certification: systematic review of the final consumer perceptionpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo buscou analisar a percepção do consumidor final em relação à certificação florestal. A pesquisa foi realizada através de uma análise sistemática do tipo integrativa contextualista, onde foram identificadas informações acerca do reconhecimento do consumidor final em relação ao processo de certificação florestal em sete distintos países. Os resultados evidenciaram que apenas uma pequena parcela do mercado consumidor tem ciência do processo de certificação no setor florestal, inclusive em regiões economicamente desenvolvidas. Concluí-se que um dos possíveis motivos pelo incremento do número da produção florestal certificada nos últimos anos seja menos por uma exigência do mercado consumidor final, e mais por uma garantia de boa procedência do produto junto aos atores intermediários da cadeia de valor florestal. Há também a possibilidade da exigência de certificação, por parte dos agentes intermediários da cadeia produtiva florestal, figurar como barreira não tarifária. Ademais, infere-se que o foco das ações de marketing para uma melhor eficácia, além de focar suas ações no consumidor final, no âmbito da certificação florestal, devam também voltar-se aos agentes intermediários.pt_BR
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