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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBicalho, Marcondes Lomeu-
dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.creatorLaudares, Sarita Soraia de Alcântara-
dc.date.accessioned2018-12-20T14:37:06Z-
dc.date.available2018-12-20T14:37:06Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.citationBICALHO, M. L.; PEREIRA, J. R.; LAUDARES, S. S. de A. Gestão dos resíduos sólidos e a educação ambiental: um estudo de caso de Lavras, Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, [S.l.], v. 7, n. 1 jan. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://sustenere.co/journals/index.php/rica/article/view/SPC2179-6858.2016.001.0007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32227-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherSustenere Publishing Corporationpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista Ibero-Americana de Ciências Ambientaispt_BR
dc.subjectIrrigaçãopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleGestão dos resíduos sólidos e a educação ambiental: um estudo de caso de Lavras, Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA gestão dos resíduos sólidos urbanos tornou-se um grande desafio aos municípios brasileiros após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A PNRS apresenta, dentre outros instrumentos à gestão adequada dos resíduos, a educação ambiental e a participação social na gestão pública. O objetivo desse trabalho é analisar a gestão dos resíduos sólidos urbanos em Lavras/MG sob a percepção da população, acerca de questões que envolvem o conhecimento sobre a gestão dos resíduos no município e a educação ambiental. A metodologia utilizada possui natureza quantitativa e a técnica utilizada foi a aplicação de questionários estruturados a uma amostra populacional de Lavras. Reconhecer a realidade local é o primeiro passo para começar um planejamento de ações educativas sobre determinado tema. Os resultados mostraram que a população lavrense possui baixo conhecimento sobre importantes aspectos relacionados a gestão dos resíduos sólidos urbanos, tais como, coleta seletiva, processos de elaboração e avaliação de políticas públicas, Conselho Municipal de Meio Ambiente, consumo consciente e importância dos catadores de materiais recicláveis. Além disso, foi demonstrado que os indivíduos com maior escolaridade, maior renda e menor idade reconhecem mais ações de educação ambiental que envolve a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Verifica-se, portanto, a necessidade de ações efetivas de educação ambiental no município.pt_BR
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