Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, César Augusto Vassalo-
dc.date.accessioned2019-01-02T11:19:21Z-
dc.date.available2019-01-02T11:19:21Z-
dc.date.issued2019-01-02-
dc.date.submitted2018-10-09-
dc.identifier.citationSILVA, C. A. V. As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354-
dc.description.abstractThe study of colors is usually only done in arts classes in elementary school, without taking into consideration aspects related to light, that could be discussed in physics classes. In order to teach about this theme, we developed a didactic sequence which adresses this issue with other concepts of wave optics. For this purpose, during the teaching-learning process, there were problematizations, present in the activity scripts delivered to high school second year students, in a public school, located in a small town of Minas Gerais. We aimed to investigate their alternative conceptions about colors, as well as to whet the curiosity to seek explanations about the studied phenomena. The results show that few students thought about aspects related to vision to explain phenomena involving colors in nature, most of which referred only to lightobject interaction as an explanation for color perception.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectÓptica ondulatóriapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectPercepção das corespt_BR
dc.subjectOptical wavept_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - High schoolpt_BR
dc.subjectPerception of colorspt_BR
dc.titleAs cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatóriapt_BR
dc.title.alternativeThe colors in nature: a proposal for the optical wave teachingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bagdonas, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Libardi, Helena-
dc.contributor.referee1Pugliesi, Renato Marcon-
dc.contributor.referee2Marineli, Fabio-
dc.contributor.referee3Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.referee4Henrique, Alexandre Bagdonas-
dc.description.resumoAs cores, geralmente, são estudadas somente nas aulas de artes no ensino fundamental, sem levar em consideração os aspectos relacionados à luz, que poderiam ser trabalhados nas aulas de física no ensino médio. Pensando em trabalhar este tema, desenvolvemos uma sequência didática que o aborda junto a outros conceitos de óptica ondulatória. Para isso, durante o processo de ensino-aprendizagem, foram realizadas problematizações, presentes nos roteiros de atividade entregues a cada um dos alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais, localizada numa cidade de cerca de 20 mil habitantes, a fim de investigar suas possíveis concepções alternativas sobre cores, além de buscar aguçar as suas curiosidades para buscarem explicações sobre os fenômenos a serem estudados. Os resultados evidenciam que poucos estudantes pensavam em aspectos relacionados à visão para explicação de fenômenos envolvendo as cores na natureza, sendo que, a maioria relacionava apenas a interação luz-objeto como explicação para a percepção das cores.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289965460541147pt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_As cores na natureza uma proposta para o ensino de óptica ondulatória.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.