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dc.creatorBulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack-
dc.creatorAsbahr, Flávia da Silva Ferreira-
dc.date.accessioned2019-01-25T15:06:39Z-
dc.date.available2019-01-25T15:06:39Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationBULHÕES, L. F. S. S.; ASBAHR, F. da S. F. Formação de gestoras escolares: contribuições teórico-práticas da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 4, p. 647-653, out./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32585-
dc.description.abstractThis work reports the experience of training school managers based on the theoretical assumptions of historical-cultural psychology. The intervention took place as one of the actions of the Project Education Without Borders (PESF) - a partnership between the Municipal Secretary of Education and the psychology department of a state University of São Paulo in assisting schools that have low IDEB (Basic Education Development Index). Study meetings were held monthly with the managers of the six participating schools and with representatives of the pedagogical department of the Municipal Secretary of Education. The themes of the meetings were established based on the demand of the group, which chose as study goals: 1. understanding the production of motives and interests for the students' learning and 2. understanding how the study activity is formed and developed as a main activity at school age. As a strategy of theoretical-practical articulation, the proposition of study tasks on the themes discussed in each meeting was adopted. As a reference, the concept of study task of Davydov and Markova (1987) was used. The results point out that the application of the theoretical assumptions of historical-cultural psychology to the concrete demands of the organization of teaching in the daily school life makes it possible to overcome the traditional dichotomy between theory and practice in teacher education and promotes the construction of new guidelines for pedagogical practice.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourcePsicologia em Estudopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAtividade pedagógicapt_BR
dc.subjectSchool psychologypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectEducational activitypt_BR
dc.titleFormação de gestoras escolares: contribuições teórico-práticas da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeFormation of school managers: theoretical-practical contributions of historical-cultural psychologypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoRelata-se neste estudo a experiência de formação de gestoras escolares pautada nos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. A intervenção ocorreu como uma das ações do Projeto Educação Sem Fronteiras (PESF) – parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o departamento de psicologia de uma universidade estadual paulista no atendimento às escolas da rede que apresentam baixos índices de IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Realizaram-se reuniões mensais de estudo com as gestoras das seis escolas participantes e com representantes do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. As temáticas dos encontros foram estabelecidas a partir da demanda do grupo, o qual elegeu como objetivos dos estudos: 1. compreender a produção de motivos e interesses para a aprendizagem dos/as alunos/as e 2. compreender como se forma e se desenvolve a atividade de estudo como atividade principal na idade escolar. Adotou-se como estratégia de articulação teórico-prática a proposição de tarefas de estudo sobre os temas discutidos em cada encontro, tendo como referência o conceito de tarefa de estudo de Davydov e Markova (1987). Os resultados apontam que a aplicação dos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural às demandas concretas de organização do ensino no cotidiano escolar possibilita a superação da tradicional dicotomia entre teoria e prática na formação docente e promove a construção de novas diretrizes para o fazer pedagógico.pt_BR
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