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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Luiz Marcos da-
dc.date.accessioned2019-01-25T15:55:25Z-
dc.date.available2019-01-25T15:55:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, L. M. da. Ambivalência da política no prólogo d’a Cidade de Deus, de Agostinho. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 2, n. 31, p. 49-62, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/118209pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32598-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceCadernos de Ética e Filosofia Políticapt_BR
dc.subjectPolítica - Moralpt_BR
dc.subjectPolítica - Históriapt_BR
dc.subjectEternidadept_BR
dc.subjectPolitics - Moralpt_BR
dc.subjectPolitics - Historypt_BR
dc.subjectEternitypt_BR
dc.titleAmbivalência da política no prólogo d’a Cidade de Deus, de Agostinhopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNo prólogo d’A cidade de Deus, Agostinho apresenta ambivalente concepção de política, pois a política adquire ou positividade ou negatividade conforme a identidade ou a contradição de uma civitas ou res publica consigo mesma. Mais precisamente, a cidade celeste, que guarda dois modos de existência, um na história, outro na eternidade, conquista progressivamente identidade na medida em que na história há processo coerente dela em direção a seu modo de existência por excelência, na eternidade; já a cidade terrena existe na história em contradição e conflito, ao tornar-se escrava da própria libido de dominação, de maneira que sua história é de progressiva danação e perda de ser. Uma cidade guarda, pois, estatuto político a despeito de sua orientação ou de sua desorientação moral. Além do mais, nos limites do prólogo, Agostinho explicita que o fundamento da política não é nem a natureza, nem a razão.pt_BR
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