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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva Filho, Luiz Marcos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T15:55:25Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T15:55:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, L. M. da. Ambivalência da política no prólogo d’a Cidade de Deus, de Agostinho. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 2, n. 31, p. 49-62, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/118209 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32598 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Cadernos de Ética e Filosofia Política | pt_BR |
dc.subject | Política - Moral | pt_BR |
dc.subject | Política - História | pt_BR |
dc.subject | Eternidade | pt_BR |
dc.subject | Politics - Moral | pt_BR |
dc.subject | Politics - History | pt_BR |
dc.subject | Eternity | pt_BR |
dc.title | Ambivalência da política no prólogo d’a Cidade de Deus, de Agostinho | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | No prólogo d’A cidade de Deus, Agostinho apresenta ambivalente concepção de política, pois a política adquire ou positividade ou negatividade conforme a identidade ou a contradição de uma civitas ou res publica consigo mesma. Mais precisamente, a cidade celeste, que guarda dois modos de existência, um na história, outro na eternidade, conquista progressivamente identidade na medida em que na história há processo coerente dela em direção a seu modo de existência por excelência, na eternidade; já a cidade terrena existe na história em contradição e conflito, ao tornar-se escrava da própria libido de dominação, de maneira que sua história é de progressiva danação e perda de ser. Uma cidade guarda, pois, estatuto político a despeito de sua orientação ou de sua desorientação moral. Além do mais, nos limites do prólogo, Agostinho explicita que o fundamento da política não é nem a natureza, nem a razão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCH - Artigos publicados em periódicos |
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