Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Yara Rosa Romanelli Campos Gonçalves da | - |
dc.creator | Silva, Thales Vinícius | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T14:14:34Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01T14:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Y. R. R. C. G. da; SILVA, T. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Arte teatral como instrumento de formação cidadã. Revista do Edicc, Campinas, v. 5, n. 5, p. 213-220, out. 2018. Trabalho apresentado no 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, 2018, [Campinas, SP]. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5974 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33120 | - |
dc.description.abstract | The theater acts as an instrument of citizen training, having great potential for the dissemination of art and culture. However, today, access to this culture by the public is increasingly rare. The goal of this work is to analyze a mini course, through an experience report, called "A conversation about the theater", carried out by the scholarship holders of the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID) of Biology at the Federal University of Lavras, in the “First Training Conference for Teachers and Professors”. It also wants to discuss the importance of the theater as a mean of cultural and artistic expression, through discussions, illustrations and theatrical presentations. Data analysis was done using a qualitative research method, a methodology that addresses a direct research experience with the environment and a situation that is being studied to assimilate the messages, so that a perception of their meanings occurs. By means of the method of categorization of the faults, three categories were found: "The mini course as a transporter of basic concepts of its system and its comprehension", "Mini course as a dynamic method to approach the subject and was interactive with its participants" and " The mini course as an integral part of historical concepts and their influence in the social environment". The mini course fulfilled the role of approaching theater concepts in an interactive way, seeking information on social and historical characteristics, broadening teachers' perspective on art and, consequently, their view of reality. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista do Edicc (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura) | pt_BR |
dc.subject | Divulgação cultural | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Cultural dissemination | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.title | Arte teatral como instrumento de formação cidadã | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O teatro atua como um instrumento de formação cidadã, tendo grande potencial para a disseminação da arte e da cultura. Porém, na atualidade, o acesso a esse meio de cultura está cada vez mais raro e desconhecido pelo público. O objetivo do trabalho é analisar, através de um relato de experiência, o minicurso: “Uma conversa sobre o teatro”, produzido pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) de Biologia da Universidade Federal de Lavras na “I Conferência de Formação de Professores e Professoras” e discutir sobre a importância do teatro como meio de expressão cultural e artística, através de discussões, ilustrações e apresentações teatrais. Para analisar os resultados obtidos, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, uma metodologia que aborda a proximidade direta do pesquisador com o meio e a situação que está sendo estudada, para assim compreender as mensagens, de modo que ocorra uma percepção de seus significados. Por meio do método de categorização das falas foram encontradas três categorias: “O minicurso como transportador dos conceitos básicos do teatro e sua compreensão”, “O minicurso como um método dinâmico e interativo para a abordagem do assunto” e “O minicurso como abarcador de conceitos históricos e sua influência no meio social”. O minicurso cumpriu o papel de abordar os conceitos do teatro de maneira interativa, trabalhando por meio das características sociais e históricas citadas, ampliando a concepção dos participantes sobre essa arte e, consequentemente, sua visão da realidade, alimentando seu interesse artístico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.