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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Richard Lima-
dc.creatorNogales, Jose Alberto Casto-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:30:47Z-
dc.date.available2019-03-01T14:30:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationREZENDE, R. L.; NOGALES, J. A. C.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Ensino da história da vida na Terra: um relato de experiência na disciplina Metodologia do ensino de Ciências. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 56-68, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714520181961.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33123-
dc.description.abstractThis article is an analysis and discussion made from a narration of experience lived in the discipline of Science Teaching Methodology. In order to accomplish these achievements, a qualitative methodology was used, using the information expressed by participants themselves, the researcher's experiences and the support of the theoretical framework adopted. Thus, three categories were formed based on the content analysis of 16 evaluations made by participants who attended and evaluated the reported class. These assessments are based on two criteria: 1) positive points and 2) points that can improve. The following points were raised: evaluation method; pedagogical resource; and dissonance between resource and classroom narrative. With this, it was observed that the design was valued as an evaluation method, recognizing its role in the construction of knowledge collectively and as an object of possible other reflections. In addition, due to the geological time presented complexity in being understood by the students, they accepted that the clock was interesting in the analogy of it with the time of a day of 24 hours, facilitating its understanding. Finally, it was emphasized the importance of the activity to be well prepared the relation of the clock with the rest of the methodology, so that the pointer's fidelity to the story's progress can be maintained, since they have been in a lack of harmony sometimes. However, it was understood the importance of creating alternative methodologies to work on content that needs more abstractions, especially in a countr y where learning is based on traditional teaching, and is mainly used exposure and demonstration of content.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEvolutionpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectEnseñanza de Cienciaspt_BR
dc.subjectEvoluciónpt_BR
dc.subjectMetodologíapt_BR
dc.titleEnsino da história da vida na Terra: um relato de experiência na disciplina Metodologia do ensino de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching the history of life on Earth: a narrative of experience in the subject of Science teaching methodologypt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de la historia de la vida en la Tierra: una narrativa de experiencia en la disciplina Metodología de la enseñanza de Cienciaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo é uma análise e discussão feita a partir do relato de experiência vivenciado na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências. Para realizar tais feitos foi utilizada uma metodologia qualitativa, caminho esse que utilizou das informações expressas por seus envolvidos, experiências do pesquisador e respaldo do referencial teórico adotado. Dessa forma, foram formadas três categorias com base na análise do conteúdo de 16 avaliações feitas por participantes que assistiram e avaliaram a aula relatada. Essas avaliações se baseiam em dois critérios 1) pontos positivos e 2) pontos que podem melhorar. Assim, foram elevados os pontos: método avaliativo; recurso pedagógico; e dissonância entre recurso e narrativa da aula. Com isso, observou-se que foi valorizado o desenho como método avaliativo, reconhecendo seu papel na construção de conhecimento coletivamente e como objeto de possíveis outras reflexões. Além disso, devido ao tempo geológico apresentar complexidade em ser compreendido pelos alunos, entenderam que o relógio foi interessante na analogia dele com o tempo de um dia de 24 horas, facilitando sua compreensão. E por fim, foi ressaltado a importância da atividade ser bem preparada a relação do relógio com o restante da metodologia, de modo que se mantenha a fidelidade do ponteiro com o andamento da narrativa, já que se encontraram em dessintonia algumas vezes. Contudo, percebeu-se a importância da criação de metodologias alternativas para ser trabalhado conteúdos que necessitam de maiores abstrações, principalmente num país em que o quadro de ensino se baseia no tradicional, recorrendo majoritariamente à exposição e demonstração dos conteúdos.pt_BR
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