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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thales Vinícius-
dc.creatorLauriano, Mateus Henrique-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:42:05Z-
dc.date.available2019-03-01T14:42:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, T. V. et al. O Museu de ciências e a cultura popular em diálogo para a construção do conceito de bioma. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 110-121, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181954.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33127-
dc.description.abstractThe didactic spaces of formation like museums have been considered optimal for the purpose of complementation and instantiation of teaching. This study, this team report and analyze a class developed during the discipline of Methodology of the course of Biological Sciences of UFLA. The concept of biology and indigenous culture. The methodology was designed to do something new through the use of a mythological Brazilian popular culture, Curupira, as presenter of the theme worked, in addition to the use of an interactive game. At the end of the class the students were asked to evaluate a class, these were analyzed and discussed through categories. In order to be a non-expository pedagogical strategy of great importance for the training of students and also for the initial formation of teachers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectHistória contadapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaço não formalpt_BR
dc.subjectStory toldpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectNon-formal spacept_BR
dc.subjectLa historia contadapt_BR
dc.subjectEnseñanza de Cienciaspt_BR
dc.subjectEspacio no formalpt_BR
dc.subjectEspaços não formais de educaçãopt_BR
dc.subjectNon-formal educational spacespt_BR
dc.subjectEspacios no formales de educaciónpt_BR
dc.titleO museu de ciências e a cultura popular em diálogo para a construção do conceito de biomapt_BR
dc.title.alternativeThe science museum and a popular culture in dialogue for the construction of the biome conceptpt_BR
dc.title.alternativeEl museo de ciências y una cultura popular en diálogo para la construcción del concepto de biomapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOs espaços não formais de educação como museus tem se mostrado ótimas ferramentas para complementar e introduzir o ensino de ciência. Neste sentido, estetrabalho busca relatar e analisar uma aula desenvolvida durante a disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências do curso de Ciências Biológicas da UFLA. O objetivo da aula foi construir o conceito de bioma a partir de um diálogo entre a biologia e a cultura indígena. A metodologia foi desenvolvida visando trazer algo novo aos estudantes através do uso de um ser mitológico da cultura popular brasileira, o Curupira, como apresentador da temática trabalhada, além da utilização de um jogo interativo. Ao final da atividade foi pedido que os alunos avaliassem a aula, essas foram analisadas e discutidas por meio de categorias. Pode-se considerar então que uma estratégia pedagógica não expositiva tem grande importância para a formação dos alunos e também para a formação inicial de professores.pt_BR
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