Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Andressa Aparecida-
dc.creatorBorém, Rosângela Alves Tristão-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Júnior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:45:26Z-
dc.date.available2019-03-01T14:45:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCASTRO, A. A. et al. Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais’’: uma contribuição para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 16-26, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181947.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33128-
dc.description.abstractThe initial training of teachers needs to be rethought, it is necessary that the graduates in formation contemplate not only the contents but also the methodological practices, seeking to promote education as a social practice, acting in the formation of critical, reflexive and transforming citizens who understand the medium in which they are inserted, in order to transform it. In view of this issue the present work aims to demonstrate the dialogue between environmental education and science from the Brazilian film "Tropical Dream" directed by André Sturm and commercially debuted in Brazil in 2002, the film portrays the situation of Rio showing an environment influenced by social, political, economic, social and other issues. To analyze the results, qualitative research was used, through thematic categorization. As a result, three categories have been obtained: '' science seeks means to eradicate problems '', '' basic sanitation '' and '' human beings alter the environment '', these categories show how environmental education needs to be worked on through a continuous process, to break the conservationist concept of the environment, and how cinema helps in this construction of the concept, which evidences the need to appropriate these concepts for the initial formation of transforming critical teachers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.titleUm diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professorespt_BR
dc.title.alternativeA dialogue between environmental education and science through the film ''Tropical Dreams'': a contribution to the initial formation of teacherspt_BR
dc.title.alternativeUn diálogo entre educación ambiental y ciencia a través de la película ''Sueños tropicales": una contribución a la formación inicial de professorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA formação inicial de professores precisa ser repensa, é necessário que os licenciados em formação contemplem não só os conteúdos mas também as práticas metodológicas, buscando promover a educação como uma prática social, atuando na formação de cidadãos críticos, reflexivos e transformadores que compreendam o meio em que estão inserido, para assim, transforma-lo. Diante desta questão o presente trabalho tem como objetivo demonstrar o diálogo entre a educação ambiental e a ciência a partir do filme brasileiro: ‘’Sonho Tropical’’ dirigido por André Sturm e estreou comercialmente no Brasil em 2002, o filme retrata a situação do Rio de Janeiro, mostrando um ambiente influenciado tanto por questões socais, politicas, econômicas, sociais e outras. Para analise dos resultados, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da categorização temática. Como resultado foi obtido três categorias: ‘’a ciência procura meios para erradicar problemas’’, ‘’saneamento básico’’ e ‘’o ser humano altera o meio ambiente’’, estas categorias mostram como é necessário que a educação ambiental seja trabalhada através de um processo continuo, para quebrar o conceito conservacionista de meio ambiente, e como o cinema auxilia nesta construção do conceito, o que evidencia a necessidade de se apropriar destes conceitos para formação inicial de professores críticos transformadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme Sonhos Tropicais.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons