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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Geraldino Moura dos-
dc.date.accessioned2014-08-28T21:46:41Z-
dc.date.available2014-08-28T21:46:41Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.date.submitted2008-04-30-
dc.identifier.citationSANTOS, G. M. Conceitos estatísticos no desenvolvimento de metodologias interdisciplinares de ensino. 2008. 168 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3314-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProbabilidade geométricapt_BR
dc.subjectProbabilidade frequentistapt_BR
dc.subjectDistribuição de Marwellpt_BR
dc.subjectQuincux de Galtonpt_BR
dc.subjectDistribuição normalpt_BR
dc.subjectDistribuição binomialpt_BR
dc.titleConceitos estatísticos no desenvolvimento de metodologias interdisciplinares de ensinopt_BR
dc.title.alternativeStatistical concepts in the development of methodologies teaching interdisciplinarypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDEX - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationEstatística e Experimentação Agropecuáriapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcelo Silva de-
dc.contributor.referee1Mesquita, Maria da Gloria Bastos de F.-
dc.contributor.referee1Ferreira, Eric Batista-
dc.contributor.referee1Silva, Joaquim Paulo da-
dc.description.resumoNos últimos anos, observou-se crescente interesse em melhorar as práticas no ensino de Estatística, em decorrência, principalmente, da demanda gerada pelo progresso científico e tecnológico das diversas áreas da ciência. Por meio de um amplo espaço de trabalho interdisciplinar e da experimentação, o aluno pode conseguir ampliar seu horizonte e desenvolver sua criatividade. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de apresentar alguns recursos didáticos para o ensino interdisciplinar de Estatística, tanto voltado para a Educação Básica como para o Ensino Superior, a partir de sugestões encontradas na literatura de Estatística, Física e Matemática. No capítulo 2 buscou-se dar suporte teórico e didático aos professores de Matemática e Estatística na solução de problemas envolvendo o conceito de probabilidade geométrica. No capítulo 3, discutiram-se alguns aspectos teóricos, visando auxiliar a compreensão dos conceitos envolvidos na manipulação do Quincux de Galton e, por conseguinte, estimular sua utilização no ensino interdisciplinar de Estatística. Com o capítulo 4, o intuito foi deduzir a lei de distribuição de velocidades de Maxwell, por meio de uma abordagem puramente estatística. As simulações lúdicas e computacionais deram credibilidade aos resultados teóricos obtidos para todos os problemas relacionados à probabilidade geométrica e também aos do Quincux de Galton. No entanto, a simulação computacional forneceu melhores resultados que a lúdica. Os resultados obtidos por meio da distribuição de velocidades de Maxwell foram condizentes com os da teoria cinética dos gases. O Quincux de Galton pode ser utilizado para explicar vários fenômenos, não só na Estatística como também em outros ramos da ciência. As atividades experimentais são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e para torná-los membros participativos do processo de ensino.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, observou-se crescente interesse em melhorar as práticas no ensino de Estatística, em decorrência, principalmente, da demanda gerada pelo progresso científico e tecnológico das diversas áreas da ciência. Por meio de um amplo espaço de trabalho interdisciplinar e da experimentação, o aluno pode conseguir ampliar seu horizonte e desenvolver sua criatividade. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de apresentar alguns recursos didáticos para o ensino interdisciplinar de Estatística, tanto voltado para a Educação Básica como para o Ensino Superior, a partir de sugestões encontradas na literatura de Estatística, Física e Matemática. No capítulo 2 buscou-se dar suporte teórico e didático aos professores de Matemática e Estatística na solução de problemas envolvendo o conceito de probabilidade geométrica. No capítulo 3, discutiram-se alguns aspectos teóricos, visando auxiliar a compreensão dos conceitos envolvidos na manipulação do Quincux de Galton e, por conseguinte, estimular sua utilização no ensino interdisciplinar de Estatística. Com o capítulo 4, o intuito foi deduzir a lei de distribuição de velocidades de Maxwell, por meio de uma abordagem puramente estatística. As simulações lúdicas e computacionais deram credibilidade aos resultados teóricos obtidos para todos os problemas relacionados à probabilidade geométrica e também aos do Quincux de Galton. No entanto, a simulação computacional forneceu melhores resultados que a lúdica. Os resultados obtidos por meio da distribuição de velocidades de Maxwell foram condizentes com os da teoria cinética dos gases. O Quincux de Galton pode ser utilizado para explicar vários fenômenos, não só na Estatística como também em outros ramos da ciência. As atividades experimentais são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e para torná-los membros participativos do processo de ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

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