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dc.creatorLeme, Paulo Henrique Montagnana Vicente-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-03-22T17:59:04Z-
dc.date.available2019-03-22T17:59:04Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationLEME, P. H. M. V.; REZENDE, D. C. de. A construção de mercados sob a perspectiva da teoria ator-rede e dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC). RIMAR, Maringá, v. 8, n. 2, p. 133-151, jul./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/41790pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33262-
dc.description.abstractStudies on the process of building markets, marketing performativity, and the role of actors in the active construction and reconstruction of markets can enrich the field of marketing studies. Understanding the dynamics of markets from a longitudinal (temporal) perspective and the different market arrangements may give researchers a different look at marketing and its performativity. We intend to demonstrate how the epistemological view of the Actor-Network Theory (ANT) and the Constructivist Market Studies (CME) can contribute to understanding the formation of markets. By bringing actors' practices to the fore as they perform in their market arrangements, CME enables field researchers to have a procedural view of marketing. That is, marketing should not be an object of study merely tooling and only concerned with results. The richness of a procedural and a longitudinal look can give researchers a more critical approach at marketing practice. The study of market arrangements allows the understanding of associations between human and non-human actors to promote frameworks and overflows. In turn, the study of market practices shifts the researcher's focus to action, to change, to understand how markets are built.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRIMARpt_BR
dc.subjectEstudos de mercado construtivistaspt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConstructivist market studiespt_BR
dc.subjectTheory actor-networkpt_BR
dc.titleA construção de mercados sob a perspectiva da teoria ator-rede e dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC)pt_BR
dc.title.alternativeThe Construction of Markets under the Perspective of Actor-Network Theory and Constructivist Market Studies (EMC)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEstudos sobre o processo de construção de mercados, da performatividade do marketing, e sobre o papel dos atores construção e reconstrução de mercados podem enriquecer o campo de estudos do marketing. Compreender a dinâmica dos mercados, em uma perspectiva longitudinal (temporal) e os diferentes arranjos de mercado pode proporcionar aos pesquisadores um olhar diferente sobre o marketing e sua performatividade. Pretendemos demonstrar como a corrente epistemológica da Teoria Ator-Rede (TAR) e dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) podem contribuir para compreensão sobre a formação de mercados. Ao trazer para o primeiro plano as práticas dos atores enquanto performam em seus arranjos de mercado, os EMC possibilitam aos pesquisadores uma visão processual do marketing. O marketing não deve ser um objeto de estudo meramente ferramental e preocupado apenas com resultados. A riqueza do olhar processual e longitudinal pode proporcionar um olhar mais crítico sobre a prática de marketing. O estudo dos arranjos de mercado permite a compreensão de associações entre atores humanos e não-humanos para promover enquadramentos e transbordamentos. Por sua vez, o estudo das práticas de mercado lança o olhar do pesquisador à ação, à mudança, para compreender como os mercados são construídos.pt_BR
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