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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ellen Lima-
dc.creatorFaria, Ana Lúcia Goulart de-
dc.creatorSantiago, Flávio-
dc.date.accessioned2019-04-01T12:14:13Z-
dc.date.available2019-04-01T12:14:13Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.citationSOUZA, E. L.; FARIA, A. L. G. de; SANTIAGO, F. As culturas infantis interrogam a formação docente: tessituras para a construção de pedagogias descolonizadoras. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 80-102, jan./abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018080pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33381-
dc.description.abstractThe present article aims to problematize the manner in which the recognition of childhood peer cultures allows one to rethink the canonical models of exercising teaching activities in early childhood education; as its starting point, it takes the unveiling of experiences of both black and non-black children in daycare centers, pre-school classes, and in a Candomblé house. This is a qualitative study with critical interlocution among the post-colonial studies, ethno-racial relations, and childhood pedagogy. We draw on tensions between Marxism and Postcolonialist thought and attempt to present contributions and possibilities with a view to building decolonizing pedagogies that are primarily based on childhood restlessness. The outcomes point to the necessity of building pedagogies that grant listening to different childhoods in early childhood education, and that enable one to hear what the tiny young children and young children want to say, in their different languages, together with the possibility of establishing relations between the principles of Yoruba world cosmology, orality, ancestry and corporeality with the statement CNE/CP/03/2004, that sets the National Curriculum Guidelines for the Education of EthnoRacial Relationships and for the Teaching of AfroBrazilian and African History and Culture, as well as with the statement CNE/CB/20/2009, which establishes the Nacional Curriculum Guidelines for Childhood Education. In this context, we launch an invitation for the construction of decolonizing pedagogies that may contribute to equity in early childhood education and may inspire new public policies to overcome racism and distortions that transform differences in inequalities.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Linhaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCulturas infantispt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectPedagogias descolonizadoraspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPeer culturespt_BR
dc.subjectRacial relationspt_BR
dc.subjectDecolonizing pedagogiespt_BR
dc.titleAs culturas infantis interrogam a formação docente: tessituras para a construção de pedagogias descolonizadoraspt_BR
dc.title.alternativeChildhood peer cultures interrogate teacher training: tessituras for the construction of decolonizing pedagogiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo problematizar de que modo o reconhecimento das culturas infantis possibilita repensar os modelos canônicos de exercer a docência na educação infantil, tomando como ponto de partida o desvelamento das vivências de crianças negras e não negras, nas creches e pré-escolas, e em uma casa de candomblé. Trata-se de um estudo qualitativo com interlocução crítica entre os estudos pós-colonialistas, as relações étnico-raciais e a pedagogia da infância. Para tanto, partimos das tensões entre o marxismo e o pensamento pós-colonialista, procurando apresentar aportes e possibilidades de construções de pedagogias descolonizadoras que tenham como gênese a intempestividade das infâncias. Os resultados apontam para a necessidade de construção de pedagogias que propiciem a escuta das diferentes infâncias na educação infantil e que possibilitem ouvir o que as crianças pequenininhas e pequenas querem dizer, com suas diferentes linguagens, assim como a possibilidade de estabelecer relações entre os princípios da cosmologia de mundo yorubá, oralidade, ancestralidade e corporalidade com o parecer CNE/CP/03/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como com o parecer CNE/CB/20/2009, que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Neste contexto, lançamos um convite à construção de pedagogias descolonizadoras que colaborem para a equidade na educação infantil e inspirem novas políticas públicas de superação do racismo e de distorções que transformam diferenças em desigualdades.pt_BR
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