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dc.creatorBarcelos, Vladimir Píccolo-
dc.date.accessioned2019-04-22T17:33:31Z-
dc.date.available2019-04-22T17:33:31Z-
dc.date.issued2019-04-16-
dc.date.submitted2017-03-08-
dc.identifier.citationBARCELOS, Vladimir Píccolo. Gerência de recursos de tecnologia da informação e comunicação em uma universidade do sul de Minas. 2017. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33632-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação-
dc.subjectPlano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação-
dc.subjectGerência de Tecnologia da Informação e Comunicação-
dc.subjectGovernança de Tecnologia da Informação e Comunicação-
dc.titleGerência de recursos de tecnologia da informação e comunicação em uma universidade do sul de minaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, André Moreira-
dc.contributor.referee1Andrade, Daniela Meirelles-
dc.contributor.referee2Joaquim, Nathalia de Fátima-
dc.description.resumoA Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) está presente praticamente em todos os setores, órgãos e instituições e vem transformando o modo de trabalho das organizações públicas e privadas. A nova administração pública preza por desempenho, desburocratização e otimização de processos e recursos. Neste contexto, as TICs exercem um papel fundamental. No Brasil, o Governo Federal trata do assunto com atenção especial a partir da segunda metade da década de 1990. A partir de 2010, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) lança a Instrução Normativa SLTI 04/2010 que limita às instituições públicas detentoras do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) a realizar contratações de bens e serviços relacionados à TICs. O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de gestão de TIC em uma Universidade Federal do Sul do estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental da instituição e entrevistas semiestruturadas aplicadas nas equipes envolvidas na gestão destes recursos. Assim foi possível identificar os processos envolvidos e pontos a serem aprimorados. A implantação do PDTI amadureceu a área de Governança da Informação desta universidade por meio de seu setor de TIC, aprimorando seus processos internos. Apesar da grande demanda, a equipe desta universidade vem realizando esforços para cumprir as metas estabelecidas em seu PDTI vigente. O processo de gestão de TIC da instituição é dividido entre as diversas equipes do setor de TIC, responsáveis pelas áreas de hardware e manutenção de equipamentos, desenvolvimento de software e sites, infraestrutura de rede e telefonia, suporte à usuários, atendimento de chamados, entre outras. Foi possível detectar que a tarefa de gerência de TIC desta instituição é complexa e que a todas as equipes do setor de TIC precisam trabalhar em conjunto para garantir a continuidade na prestação dos serviços, sempre alinhados ao Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI). Muitos desafios são enfrentados durante a gestão de TIC nesta universidade. Os principais fatores identificados foram a sobrecarga de trabalho de determinados equipes do setor de TIC e falta de recursos financeiros por conta do atual cenário econômico, o que prejudica a aquisição de equipamentos e prestação de serviços. Mesmo com estas restrições, a nota da universidade vem crescendo no índice IGovTI do Tribunal de Contas da União (TCU). Isto indica a maturidade da instituição no que se refere à governança de TIC. O incremento deste índice reflete nas boas práticas na realização das atividades de gestão de TIC.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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