Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Veríssimo, Cátia Aparecida | - |
dc.creator | Alves, Jacqueline Magalhães | - |
dc.creator | Paula, Alessandro Vinicius de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T13:33:33Z | - |
dc.date.available | 2019-04-23T13:33:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.citation | VERÍSSIMO, C. A.; ALVES, J. M.; PAULA, A. V. de. As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola. Revista FSA, Teresina, v. 15, n. 1, p. 124-141, jan./fev. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33711 | - |
dc.description.abstract | Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Santo Agostinho | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Revista FSA | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Desafios profissionais | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Professional challenges | pt_BR |
dc.subject | Gender relations | pt_BR |
dc.title | As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | The many faces of female teaching work: experiences in school | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_As muitas faces do trabalho docente feminino - vivências na escola.pdf | 209,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons